Para que serve o prato chapéu?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Extremamente versátil, pode servir de sopas à sobremesas, sempre tornando o momento do evento, sofisticado e charmoso. A base inferior do prato preserva o calor, principalemente para sopas e risotos. Coloque sempre sob o Prato Chapéu um prato base, e depois utilize o sousplat abaixo do prato base.

Também conhecido como prato chapéu por ser fundo e ter uma borda mais comprida do que outros tipos de pratos, esse modelo vai deixar sua receita ainda mais apresentável. Apesar do nome, o prato chapéu também pode ser utilizado para servir massas.

Olha, o prato fundo é ótimo pra comer salada, massas e até sopas, viu? É porque como ele tem um formato mais arredondado, os molhos e líquidos ficam mais juntinhos e mais fáceis de pegar com a colher, no caso da sopa, ou de misturar o molho com a salada ou com a massa.

A louça para servir risotos ideal é aquela que tem sua borda bem larga e o fundo bastante delimitado, como se fosse realmente uma cumbuca com bordas.

O prato fundo, onde são servidas sopas ou massas, além de pratos como risoto ou carnes mais encorpadas, permite que você deguste uma refeição com muito conforto e sem se preocupar em derrubar seu conteúdo, pois conta com “paredes” que detêm o alimento.

É etiqueta antiga, do tempo em que chapéu era acessório obrigatório da indumentária masculina, homem não saía sem chapéu, em casa tirava, assim como para cumprimentar elevava levemente o chapéu com a mão, tirava ao entrar na igreja, em casas de conhecidos etc… O que é ser educado?

O sousplat é um item de origem francesa que significa “sob o prato”. Ou seja, o nome já diz: o sousplat é uma peça que deve ser utilizada embaixo do prato. Isso cria uma espécie de moldura para o prato e protege a toalha de mesa de respingos de comida.

felizmente, para comer pizza, basta seguir alguns passos simples: A pizza pela fatia que você come com as mãos, enquanto o prato de pizza é estritamente comidos com garfo e faca.

O prato de sopa ou salada normalmente é um dos tipos de prato mais fundos presentes em uma refeição. Esse modelo é perfeito para servir sopas, caldos e alimentos mais líquidos, assim como saladas, facilitando o seu consumo. Este tipo de prato é mais fundo e com bordas que facilitam o consumo deste tipo de comida.

Além disso, é importante lembrar que o prato de pão é utilizado para servir pães e torradas, por isso é necessário que ele tenha uma borda ligeiramente elevada para evitar que as migalhas se espalhem pela mesa.

Quais são as entradas para massas perfeitas em um jantar?

  • Queijos.
  • Embutidos.
  • Bastonetes de cenoura e salsão.
  • Frutos secos.
  • Torradinha de pão.
  • Antepastos.
  • Bruschetta.

Risotos. Risotos são preparações leves, mas que podem ter acompanhamentos mais pesados. É muito comum a utilização de vinho no cozimento do arroz. A bebida facilita o processo de gelatinização do amido, dando um toque a mais amanteigado e sabor adocicado.

Risoto de carne: vinho tinto e encorpado, como Pinot Noir; Risoto de queijo: vinho branco; Risoto de frutos do mar: vinho tinto, como Merlot, ou branco, como Sauvignon Blanc; Risoto de legumes: vinho branco, como Chardonnay.

feijoada

No entanto, se levarmos em conta a popularidade do prato em todo o país, é possível destacar alguns pratos que são amplamente apreciados em todas as regiões brasileiras. Um desses pratos é a feijoada, considerada por muitos como o prato nacional do Brasil.

No modelo mais raso, por exemplo, você pode colocar refeições mais secas, como carnes, frangos e peixes sem caldo, com arroz, macarrão ou outras receitas. Já no prato fundo você serve sopas, refeições com caldos e molhos, como um strogonoff, bobó de camarão, bacalhau com natas e por aí vai.

Prato raso, geralmente destinado ao prato principal do almoço ou do jantar.