Qual peixe é indicado para cozinhar?

Perguntado por: esalazar8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Algumas opções recomendadas pela chef e nutricionista Laura Franco são tilápia, pescada branca e merluza. São indicados porque possuem a carne firme para manter a integridade durante o preparo, ou seja, são melhores aproveitados em filés ou tiras empanados e fritos.

Mesmo com toda a diversidade de ingredientes, para fazer um bom ensopado de peixe, você deve escolher um pescado macio e saboroso que permaneça inteiro durante todo o cozimento, como a pescada amarela. Como fazer peixe ensopado com tomates frescos, suco de limão, cebola, alho, colorau, caldo de peixe e coentro?

Peixes mais curtos e altos, como a tilápia e o linguado, tendem a ter menos espinho.

Para uma peixada de surpreender a família basta optar por peixes que tenham uma consistência mais firme, como o robalo, o cação, a cavala e a pescada amarela. Ingredientes e temperos: em receitas de peixada, o peixe costuma vir acompanhado de legumes, como cenouras, batatas, tomates e pimentões.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar.

Entre os benefícios de incluir o peixe na dieta podemos citar a prevenção de doenças cardiovasculares, melhoras na memória e fortalecimento de ossos e dentes. Isso porque ele possui proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, que são essenciais para nossa alimentação.

tambaquis

O gosto de barro em tambaquis é resultado de concentrações elevadas, na carne do peixe, de certos compostos (chamados off-flavour) produzidos por microrganismos presentes na água e no solo do ambiente de cultivo.

Bluefin

Bluefin, o peixe mais caro do mundo
Originário do mar Mediterrâneo e mais raro de ser encontrado, o Thunnus thynnus pode chegar a 700 quilos e cinco metros de comprimento.

Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação, tilápia e linguado.

Criar peixes: as espécies ideais

  1. Peixe tetra neon. Este pequeno peixinho é um dos mais adorados pelos aquaristas. ...
  2. Mato grosso. O Hyphessobrycon eques, carinhosamente chamado de mato grosso, é um simpático peixinho comum em diversos rios do Brasil. ...
  3. Peixe limpa-vidro. ...
  4. Tanictis. ...
  5. Acará bandeira.

Salmão

1. Salmão. Esse peixe é bastante popular no Brasil, sendo um dos mais nutritivos. O salmão é rico em ácidos graxos, como o ômega 3, cujos benefícios foram citados acima.

Menos mercúrio e mais diversidade
Espécies como pescada, polvo, lulas, pota, bacalhau, carapau, faneca, garoupa, linguado, sarda, paloco e o tamboril também são opções que têm, geralmente, valores baixos de mercúrio.

Na verdade, o Saint Peter é a tilápia vermelha, de origem israelense. Já a tilápia cinza é africana. Mas a característica mais importante na hora fazer a diferenciação é que a Saint Peter geralmente é criada em cativeiro e alimentada com ração, o que não deixa que a carne fique com o gosto de terra.