Qual vinho combina com moqueca baiana?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Riesling

Refrescante e bem frutado, as notas de frutas vermelhas frescas harmonizam muito bem com o leite de coco. Já a moqueca com dendê pede um vinho com boa acidez, como um vinho branco da uva Riesling com passagem por madeira, como o Leyda Single Vineyard Riesling Neblina.

vinho branco

No Momento do Brinde, Jorge Lucki fala sobre harmonização de vinho com a moqueca baiana: 'é preciso um vinho de bastante estrutura, como a linha dos bons rosés gastronômicos'. O comentarista destaca que um vinho branco com boa acidez também dá o contraponto na gordura do dendê.

Para a saborosa e suculenta moqueca de peixe, uma excelente combinação são os vinhos brancos secos, pouco alcoólicos, de países mais frios como o Chile, a Nova Zelândia e o Uruguai como o produzido por Gabriel Pisano, Progreso Viognier.

Em geral, vinhos brancos frescos com boa acidez, rosés ou tintos de corpo médio ou leve são considerados as melhores alternativas. O importante é evitar vinhos muito encorpados, pois seus taninos brigariam inclusive com uma gota de suco de limão, um dos ingredientes mais comumente adicionados aos peixes.

E se no caso a escolhida for uma sopa mais leve, que tenha caldo branco e vá legumes, ou um caldo de carne leve, você pode optar por um vinho tinto, também leve, para acompanhamento. Um bom Pinot Noir, um Merlot e até mesmo um Rosé podem ser uma boa pedida. Para finalizar, uma última dica.

Riesling

Já a moqueca com dendê pede um vinho com boa acidez, como um vinho branco da uva Riesling com passagem por madeira, como o Leyda Single Vineyard Riesling Neblina.

Sauvignon Blanc

Moquecas e caldeiradas podem ser complicadas para combinar com o vinho por conta da pimenta e do óleo de dendê. Um Sauvignon Blanc como bastante fruta e boa acidez pode ser a solução de harmonização, mas lembre-se de não exagerar na pimenta se quiser servir um grande vinho.

O costume é combinar peixes com vinho branco, mas a moqueca do exemplo anterior vai muito bem com os rosés.

Brancos com as uvas Sémillon, Viognier e Pinot Gris, podem ser belas alternativas, sempre com sabores intensos e boa textura. Gewurztraminer pode dar certo, embora sua crônica falta de acidez, pode tornar a harmonização um tanto cansativa. Quanto mais novos forem esses vinhos, melhor.

O prato capixaba composto por peixe, suco de limão, colorau, cebolas, cebolinha verde, tomate, alho, pimenta e coentro ficou com a nota de 4,3 de 5. Já a baiana, que além desses ingredientes, exceto o colorau, ainda leva pimentão, leite de coco e azeite de dendê rcebeu nota de 4,6 de 5.