Pode comer salsicha de vez em quando?

Perguntado por: mguterres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Assim como outros ultraprocessados, não deve ser consumida em excesso.

Não existe uma quantidade recomendada. De acordo com os especialistas consultados por VivaBem, o ideal é que seja uma comida de exceção, ou seja, a salsicha deve ser consumida em pequenas quantidades e, de preferência, uma ou duas vezes por semana, no máximo.

#84 FN - Salsicha demora 32 anos para sair do corpo - Marina Seady - Nóz da Nutrição.

A lista inclui: pressão arterial alta, doença no coração, câncer no estômago, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer no intestino. CALÓRICA: além de todos os prejuízos já listados, ela também é um alimento calórico: existem 301 calorias em cada porção de 100 g do embutido.

A verdade é que a salsicha é um alimento muito versátil que pode ser consumido de diversas formas diferentes. Basta usar um pouco de criatividade e incrementar omelete, salada, servir como petisco, rechear o suflê, o wrap ou até a lasanha. Veja nesta lista algumas ideias fáceis para fazer com salsichas.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de 50g de carne processada já é considerado prejudicial à saúde. Alguns especialistas sugerem que a salsicha seja consumida apenas esporadicamente, no máximo uma ou duas vezes por semana, e em pequenas quantidades.

Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

Ela é uma excelente fonte de proteína, vitaminas do complexo B e minerais que são importantes para a saúde humana. No entanto, o consumo de carnes processadas tem sido associado ao aumento do risco de câncer colorretal.

Por que a salsicha incha? O aumento do tamanho está ligado à proteína de colágeno da fórmula e quanto maior o cozimento mais ela incha. Por isso, a recomendação é de apenas três minutos de fervura.

As de frango e peru são consideradas mais saudáveis
Elas são feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves, apresentam até 40% de carne mecanicamente separada e têm menos gorduras e sódio em relação às demais.

Açafrão, coentro, camarão seco, louro, cheiro-verde, alecrim, manjericão e curry são outras opções.

A linguiça é uma carne pouco curada ou defumada. Caso ela seja mais curada, vira salame. Já a salsicha é quando a carne é emulsionada antes de embutir. “A salsicha é um alimento industrial, mas tem salsicha muito boa, tem salsicha maravilhosa.

A salsicha passa por um processo de cozimento chamado de pasteurização, que se dá com a temperatura de 75°C. Esse processo definido pelo cientista francês Louis Pasteur garante a eliminação de grande parte dos microrganismos. Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la.

Outro detalhe importante é lavar a salsicha antes de cozinhar. Você já deve ter notado que ao retirar as salsichas da embalagem elas costumam apresentar uma certa viscosidade. Para eliminar essa aparência viscosa, no entanto, basta lavar cada uma das salsichas rapidamente em água corrente.