O que a mortadela é feita?

Perguntado por: imata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A carne de porco é o ingrediente principal na fabricação da mortadela. É importante escolher cortes de carne de porco de alta qualidade, geralmente provenientes da paleta ou do lombo. A gordura suína também é adicionada para conferir sabor e textura à mortadela.

carne de porco

Voltando para os dias atuais, as receitas de mortadela são diversas. A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal.

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

Carne de boi, porco e frango, no máximo 60%. Os outros 40% são de miúdos comestíveis desses animais. Ou seja, estômago, coração, língua, fígado, rins, miolos, peles, tendões e gorduras.

Tipos de mortadela: de aves
Feita exclusivamente com carnes de aves, como peru e frango. Costuma concentrar menos gordura e calorias do que outros tipos.

Na Itália, a mortadela de cavalo é uma especialidade do Lácio, região em que se encontra Roma. É um produto caro, feito por artesãos locais. Não existe razão para se comer boi e ter nojo de carne de cavalo.

A carne equina, ou carne de cavalo, é ligeiramente mais avermelhada que a do boi e com um paladar um pouco mais adocicado que a carne bovina. Muitos já podem ter comido e nem notado a diferença.

Afinal, do que são feitas as salsichas? As salsichas, na sua maioria, são elaboradas com carnes suínas e de aves. Trata-se de um produto cárneo fornecedor de proteína.

Tradicionalmente a mortadela italiana é feita com 100% de carne suína, não é permitido qualquer mistura de outra carne. O porco é o “branco italiano”, de peso aproximado de 180 kg.

Ceratti

Ceratti é eleita melhor mortadela pela terceira vez consecutiva.

Contam que a mortadela é feita de carne de cavalo. Tudo não passa de boato, pois, na verdade, o embutido é fabricado com carne magra de porco, sobras cruas de presunto e de copa e depois recebe uma camada de gordura extraída da papada do porco.

Acredita-se que as origens da mortadela remontam ao Império Romano. O nome é derivado da palavra latina para “murta, murtatum”. A mortadela foi mencionada pela primeira vez em um documento de 1288 e tornou-se cada vez mais popular na Itália durante o período da Renascença.

Basicamente, ela pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango. A matéria prima usada para diferenciá-la será decidida pelo fabricante, de acordo com o tipo de produto que deseja oferecer a seus clientes.

Salsichas, linguiças, presuntos, mortadelas e outros embutidos podem prejudicar a saúde pelo alto teor de sódio, gordura e aditivos químicos, como nitratos e nitritos, que possuem.

Hoje, os embutidos recebem adição de corantes, aditivos químicos (como nitratos e nitritos, para manter a cor vibrante), sal, açúcar e temperos artificiais, além de muitas vezes serem compostos por partes do animal pouco nutritivas e que seriam descartadas.

O indicado pela nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, é diminuir o consumo para, no máximo, duas a três vezes na semana, comendo duas fatias por vez de produtos como mortadela, presunto, blanquet, presunto de peru e peito de chester, por exemplo.