O que deixa a carne dura vinagre ou limão?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água.

Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para “romper” a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.

Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta.

De acordo com a especialista, o glutamato monossódico e ervas com limão não são boas opções para temperar a carne vermelha. “O glutamato é um realçador de sabor, então ele pode roubar um pouco do sabor real e natural. Já as ervas com limão podem desnaturar as fibras da carne”, esclarece.

Outras possibilidades de uso do vinagre são no ceviche, para preparar conservas, e também para conferir mais maciez e sabor em alguns tipos de carne, como peixe, frango e carne de porco.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

vinagre de maçã

Produtos ácidos como o vinagre de maçã quebram as ligações da proteína e deixam a carne mais macia.

Antes de dormir, tire as carnes do congelador e deixe em um recipiente seguro. Levar as carnes congeladas ao micro-ondas faz com que as fibras encolham, deixando dura e borrachuda.

Os amaciantes são enzimas proteolíticas, ou seja, que atuam diretamente nas proteínas da carne, rompendo as suas ligações e, consequentemente, aumentando a sua maciez.

O bicarbonato de sódio possui propriedades que desintegram as estruturas fibrosas da carne, deixando-as muito mais macias. Outra vantagem de usar o ingrediente para essa finalidade é que ele retém a umidade da peça, evitando que a carne fique seca depois do cozimento.

Souza destaca ainda que o sumo do limão possui pH bem baixo, em torno de 2,0 (pH neutro é 7,0), devido a presença do ácido cítrico. Esse ácido pode auxiliar a dar mais maciez à carne por desnaturar as proteínas da carne. O mesmo acontece com o vinagre, que possui acidez entre 2,0 e 3,0.

Use o limão
Esprema suco de limão sobre a carne e esfregue bastante sobre a peça. Você também pode deixá-la marinando por algumas horas antes de temperá-la e prepará-la.

Não ferva a casca!
Afinal, o limoneno e outros componentes químicos presentes na casca são voláteis e evaporam com o aquecimento em altas temperaturas. Errado: Não coloque um copo com água para ferver junto com a casa do limão.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã Trata-se do mais forte e ácido de todos. Pode ser usado no preparo de vinagretes e molho chimichurri e para temperar proteínas, principalmente as carnes de porco.

Além disso, o vinagre é usado para manter vegetais em conserva, ajudando também a dar um novo sabor ao alimento. Ele também garante uma boa acidez no estômago, o que facilita a digestão e previne infecções intestinais, pois a acidez do estômago ajuda a matar fungos e bactérias que podem estar nos alimentos.

Molho de vinagre de maça ajuda a amaciar a carne.