Qual é a nova regra para carne moída?

Perguntado por: esiqueira3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Entre as regras atualizadas, a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem nas indústrias e nos frigoríficos, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. A matéria-prima para fabricação também deve ser submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento.

Em 21 de novembro de 2003 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu a Instrução Normativa nº 83, que contém o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de carne moída de bovino. O referido regulamento prescreve, entre outros, os seguintes cuidados: [...]

A venda de carne moída só é permitida se o processo de moagem for industrial e devidamente vistoriado por órgãos competentes.

A partir de agora, quem gosta de carne moída precisa ter atenção redobrada na hora da compra. É que uma nova regra exige que o produto só pode ser vendido logo depois de ser moído. Ou seja, aquelas bandejas que até então eram encontradas nos supermercados serão proibidas.

A venda de carne moída por frigoríficos terá novas regras a partir de 1º de novembro de 2022. A medida é direcionada para estabelecimentos e indústrias produtores que sejam registrados junto ao SIF (Serviço de Inspeção Federal) e ao Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Dica de ouro
A carne moída perfeita tem que ter uma mistura de 80/20, ou seja, o corte precisa ser constituído por 80% de carne magra e 20% de gordura. Então, quando o seu cliente lhe perguntar qual a melhor carne para moer, indique um corte que possua essas características.

até 3 meses

A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.

Carne moída só poderá ser vendida em pacote de até um quilo, diz portaria da Agricultura. As novas regras para produção e venda de carne moída no Brasil entram em vigor no dia 1º de novembro. O produto deverá ser embalado imediatamente após a moagem, devendo cada pacote ter peso máximo de um quilo.

A estrutura física do açougue exige um tanque para limpeza. Todo material lavável, liso e impermeável deve ser lavado na pia. Para evitar cair na fiscalização, o piso do açougue deve ser contínuo, resistente, lavável e antiderrapante. Além disso, ele deve ter um declive e ralos para o escoamento da água da limpeza.

Por R$ 14,80.

Com isso, a norma 6796/2020 estabelece que o comércio não pode mais cobrar para moer, por exemplo, carne ou fatiar frios.

A dica é sempre deixar no refrigerador e só colocar na geladeira quando quiser descongelar para fazer alguma receita. “Além disso, o processo de moer a carne não influencia de maneira significativa na composição nutricional da mesma.

Embalar carne a vácuo é um processo muito simples, onde basicamente você vai posicionar a carne dentro da embalagem e posteriormente levar para a seladora a vácuo. Depois de colocar corretamente na câmara, é só fechar a tampa que o ciclo é feito automaticamente, e logo após ele acabar, é só retirar o produto.

Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento devem ser registrados e aprovados pelo Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.)