Pode cortar a salsicha antes de ferver?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Você pode fazer isso também. Aliás, o alimento ficará muito mais saboroso para utilizar em diversos tipos de preparo. DICA EXTRA: caso queira, pode cortar as salsichas ao meio para selar bem o seu interior. Também fica muito gostoso!

A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo. Ao ferver ela estoura pois a umidade interna evapora, expande e “estoura” o produto.

Portanto, por segurança, é aconselhável um novo cozimento antes de consumi-la. A dica é ferver a água e, após levantar fervura, colocar as salsichas e cozinhar por três minutos.

Portanto, o cozimento prévio garante a eliminação completa de potenciais bactérias e contaminação cruzada. Isso sem contar que ao cozinhar a salsicha alguns minutos antes, a deixamos mais suscetível para incorporar em outras receitas.

Ferva a água em uma panela, com quantidade suficiente para que elas fiquem totalmente cobertas e acrescente as salsichas assim que a água começar a ferver. Deve-se, então, desligar o fogo e aguardar cinco minutos.

Somente quando cozidas por mais de doze minutos em fogo médio ou assadas por, no mínimo, dez minutos, as salsichas ficam realmente livres da bactéria Salmonella, que pode causar diarréias, vômitos, febre e até levar à morte pessoas idosas ou com doenças crônicas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de 50g de carne processada já é considerado prejudicial à saúde. Alguns especialistas sugerem que a salsicha seja consumida apenas esporadicamente, no máximo uma ou duas vezes por semana, e em pequenas quantidades.

Para conservar por mais tempo as salsichas, nunca as deixe guardadas na geladeira na própria embalagem, após aberta. O ideal é cozinhar as salsichas e mantê-las em um recipiente com a tampa bem fechada na geladeira por no máximo 7 dias.

Quase todas as salsichas podem ser cozidas, desde que por pouco tempo, para não perderem a sua textura firme e suculenta. Para isso, basta colocá-las em água fervente por 5 minutos, com quantidade suficiente para que elas fiquem totalmente cobertas.

Em seguida a salsicha pode ou não passar pelo processo de tingimento, onde é mergulhado num tanque de corante que dá a cor vermelha. Neste processo pode ser utilizado um ácido para fixar a cor. Se não usar corante, a cor será a cor característica de carne cozida. Tingir ou não, é uma decisão do fabricante.

Listeria monocytogenes

O problema principal está na salsicha, que pode conter a bactéria Listeria monocytogenes.

Conforme Ubiracir Fernandes, químico industrial, doutor em vigilância sanitária e integrante do Conselho Federal de Química (CFQ), não há comprovação sobre o tempo que demora para a salsicha “sair” do organismo de quem a ingere. “A informação é equivocada.

Outro detalhe importante é lavar a salsicha antes de cozinhar. Você já deve ter notado que ao retirar as salsichas da embalagem elas costumam apresentar uma certa viscosidade. Para eliminar essa aparência viscosa, no entanto, basta lavar cada uma das salsichas rapidamente em água corrente.