Qual osso que tem tutano?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Você já deve ter ouvido falar do osso de boi com tutano ou até mesmo, ter feito o consumo como alimento ou por meio de produtos para cabelo, por exemplo. O osso de tutano fica localizado na perna do boi e o tutano é a parte que preenche este osso.

O tutano, via de regra, é obtido de ossos como:

  • Fêmur (coxa);
  • Costela;
  • Esterno (tórax)
  • Úmero.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

10 – Ponta de agulha: também conhecida como costela de minga, é a carne que reveste as últimas costelas do boi e pertence à categoria dos cortes com mais colágeno.

O tutano ainda dá corpo e sabor a várias sopas, molhos e caldos. O tutano e mocotó não são a mesma coisa. O primeiro é uma substância mole e gorda que existe no interior dos ossos. Já o mocotó é um prato que se prepara com as cartilagens e tendões das pernas de bois ou porcos.

Tutano é o osso da canela do boi, tanto dianteiro quanto do traseiro. É um tecido gelatinoso que preenche a cavidade do osso. De sabor intenso e bem untuoso. Encontrado em cortes como ossobuco.

R$ 6,99/Kg.

Do mesmo modo, o tutano de boi contém muitos nutrientes que são importantes para a saúde óssea, incluindo cálcio, magnésio e fósforo. Por isso, o consumo regular pode prevenir osteoporose, uma condição que torna os ossos mais suscetíveis a fraturas.

Ossobuco é a parte do boi ou bezerro que fica acima da canela e abaixo do joelho, dando nome ao corte e também ao prato. No centro da carne podemos encontrar um osso redondo com tutano, o principal responsável pelo seu sabor marcante e rico em nutrientes.

As mais abundantes do osso são a osteonectina e a osteocalcina ou Gla proteína.

Observe que o alimento naturalmente rico em colágeno é o caldo de carne feito com os ossos da medula e, ainda melhor, os pés de galinha que ainda tem a pele para fornecer mais colágeno.

Frutas vermelhas e cítricas
A vitamina C encontrada em frutas como a laranja, abacaxi, limão e frutas vermelhas ajuda na síntese do colágeno, contribuindo para a firmeza da pele.

Frutas cítricas: alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno. Por isso, vale apostar em opções como laranja, acerola, limão e abacaxi. Frutas vermelhas: são ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres.