Qual o tratamento proposto para os acometidos com síndrome de Down?

Perguntado por: oluz6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

O paciente com síndrome de Down deve ser estimulado desde cedo, como forma de ter seu desenvolvimento fomentado. Deve ser realizado um acompanhamento com profissionais multidisciplinares, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de médicos pediatras e clínicos gerais.

Síndrome de down como lidar na sociedade: dicas para pais e familiares

  1. Esclareça as dúvidas sobre a síndrome de down. ...
  2. Preocupe-se com sua realidade atual. ...
  3. Pratique a inclusão você mesmo. ...
  4. Entenda os sentimentos e limites da pessoa com down. ...
  5. Procure por todo o suporte que precisar. ...
  6. Informe-se por fontes confiáveis.

O ponto-chave para a qualidade de vida de quem tem síndrome de Down é promover e orientar a aceitação dessa condição desde a infância até a vida adulta. “É importante reforçar a ideia de que a pessoa é como qualquer outra, com os mesmos direitos, de entristecer, de ser feliz, de ter família, ir à escola, trabalhar.

O papel da fisioterapia em uma criança com síndrome de down
Os exercícios proporcionados na fisioterapia, podem contar com aparelhos específicos, mas também com o lúdico, através de brincadeiras, que além de auxiliar no desenvolvimento motor, ainda podem favorecer o desenvolvimento cognitivo e afetivo.

É importante praticar a conversa de forma clara e coerente. Certifique-se de estimulá-las a falar claramente, assim como o professor deve falar claramente com elas. Preste atenção à palavra ou às frases que os alunos têm dificuldade em transmitir e incentive-os a tentar falar da maneira cera. Faça contato com os pais.

De acordo com o psicólogo britânico Cliff Cunningham (1941-2013), a inclusão é o que garante o aprendizado. Desse modo, segundo ele, 80% das crianças com SD seguem em pré-escolas tradicionais sem dificuldades. Em linhas gerais: quanto mais estímulo houver nos primeiros anos de vida, maior será a autonomia da pessoa.

Estratégias norteadoras para a inclusão

  1. Adaptação do currículo. Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança de Síndrome de Down. ...
  2. Suporte concreto e visual. ...
  3. Fragmentação de conteúdos. ...
  4. Use uma linguagem clara. ...
  5. Raciocínio abstrato. ...
  6. Repetição. ...
  7. Estratégias de alfabetização.

Pessoas com síndrome de Down são mais suscetíveis a certos problemas de saúde, como malformações cardíacas e do trato gastrointestinal, problemas de visão e audição, além de chances maiores de desenvolverem diabetes e alterações da tireoide.

As pessoas com deficiência têm uma série de direitos garantidos por lei. Eles incluem direito a ter acesso à educação, a escolas inclusivas, a preferência de atendimento em hospitais públicos, a aprendizagem de um ofício, a mediadores, a transporte acessível e a benefícios sociais, entre outros.

Dançar, brincar de esconde-esconde e jogar amarelinha são outros bons exemplos de atividades lúdicas para crianças com síndrome de down, pois fortalecem a musculatura, ajudando os pequenos a terem mais controle do seu corpo.