Qual o melhor ponto para hambúrguer?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

69°C

O hambúrguer está mais firme e quase sem sangue. Temperatura ideal: até 69°C.

Os pontos do Hambúrguer mais pedidos são “ao ponto” e ao “ponto para mal passado”. São os dois estágios em que a carne está mais suculenta, a gordura que está misturada ao blend derrete e dá sabor ao hambúrguer e não há mais a textura de carne crua praticamente.

O ponto da carne
Mas o ponto considerado ideal, seja na grelha ou na chapa, é aquele em que a carne fica levemente rosada no centro. Para obter esse resultado, o hambúrguer deve ficar cerca de 4-5 minutos grelhando de cada lado.

Para obter uma carne mal passada, deixe-a grelhar por 2 minutos de cada lado; Já para atingir um resultado ao ponto, grelhe a carne por 3 minutos de cada lado; Por fim, para obter uma carne bem passada comece grelhando cada lado por 3 minutos cada; Depois, doure mais 2 minutos de um lado e mais 3 minutos do outro.

A carne ao ponto para malpassada deve grelhar 2 minutos de cada lado. O miolo ainda fica rosado. O burguer ao ponto deve grelhar 2 minutos e meio de cada lado.

O que usar para dar liga no hamburguer artesanal?

  1. Farinha de trigo;
  2. Ovos;
  3. Farinha de rosca;
  4. Legumes, como a beterraba.

Receitas de blend para fazer ao seu gosto:
50% coxão mole, 40% peito, 10% gordura de dianteiro. 50% peito, 25% acém, 25% fraldinha.

Use uma chapa reta e bem quente para fritar
O processo é simples, mas exige técnica para que o hambúrguer não desmanche. “Antes de colocar na chapa ou frigideira, deixe esquentar bem. Dessa forma, a carne vai selar mais rápido e não vai grudar ou desmanchar”, indica o professor.

Opte por carnes de qualidade
Vinícius ainda levanta dois outros pontos: "O melhor é moer a carne apenas uma vez, para o hambúrguer ficar mais saboroso. Quando se mói duas vezes, ele fica muito compactado. Também é preciso considerar a quantidade de gordura.

Se a carne estiver com o corte muito grosso, pode reduzir um pouco a temperatura do fogo, para que o centro também cozinhe. Dourar dois minutos de cada lado em fogo alto. Ao toque, a carne está macia e suculenta. Ao cortar, nota-se que apenas as extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

O principal objetivo é evitar que a carne fique seca no interior.

Como identificar os pontos
O melhor momento de virar a peça é quando a parte que está em contato com o fogo começa a criar uma caramelização, uma crosta dourada e, em cima, na parte que não está em contato com o fogo, aparecem gotículas do líquido da carne. “Esse é o melhor momento de virar.

Levando o hambúrguer para a chapa
Na hora de levar o hambúrguer para a chapa, pincele um pouco de gordura nele, para não grudar. Apenas leve ao fogo quando a chapa estiver bem quente. Um hambúrguer "mal-passado" pede em média uns 2 minutos na chapa. Menos que isso, ele fica cru.

Evite colocar sal antes de tostar
Porém, esse processo pode fazer com que a carne fique dura. O sal é conhecido por absorver a água dos demais ingredientes. Logo, se você adicionar ele nesta etapa, a tendência é que a carne do hambúrguer fique desidratada.

6. Monte o Burger na seguinte ordem: pão, carne, queijo, 1 fatia de bacon, mostarda, a outra carne, queijo, bacon, catchup e a outra metade do pão.

Um bom pão, corretamente escolhido e selado, um bom blend de carnes e um queijo que combine com a carne”, define. Ele também considera importante o lanche não ser exagerado no tamanho. “Quando acabar a última mordida, que a pessoa esteja satisfeita, feliz e não vendo a hora de comer de novo”, completa.