Qual é o número de identificação nacional do Brasil?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

CPF será número único de identificação do cidadão, determina lei sancionada. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na quarta-feira (11) a Lei 14.534, de 2023, determinando que o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) seja adotado como único número do registro geral (RG) no Brasil.

Em resumo, o DNI é o documento digital que contempla a biometria e todas as informações pessoais do cidadão. A CIN tem como objetivo tornar o CPF o único número padrão de registro da população, emitido pelo estado.

Como saber o meu Número de Identificação Social (NIS)?
Para saber a relação de todos os documentos necessários, entre em contato com o CRAS de referência da sua localidade.

A Carteira de Identidade Nacional – CIN é um documento de identificação único, destinado a todos os brasileiros, que tem o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF como base para a sua emissão e, futuramente, reunirá diversos documentos de identificação que hoje existem no país.

Publicado em 22/07/2022 - 16:32 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. A partir de 26 de julho começam a ser emitidas as novas carteiras de identidade nacionais. O documento não terá mais um número de RG, Registro Geral, diferente.

Número do RG
É apenas uma sequência de números utilizada para identificar os brasileiros. Cada estado possui autonomia para estabelecer as regras de emissão do RG. O número do RG está localizado no verso do documento, na parte atrás da foto, e é identificado pela sigla RG ou Registro Geral.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o documento conta, ainda, com um dígito verificador após oito dígitos (12.345.678-1).

O número da carteira de trabalho tem sete dígitos e uma série de quatro dígitos logo após uma barra. O formato clássico desse dado é “1234567/1234”.

Novo modelo tem apenas o CPF como número de registro, conta com versão física e digital e traz elementos adicionais de segurança; A nova CIN é gratuita e já está disponível em 12 estados para quem for emitir a primeira via do documento; O RG atual perderá a validade apenas em fevereiro de 2032.

O Número de Identificação Pessoal (PIN, sigla oriunda do original em inglês Personal Identification Number) é o número que antecedeu as senhas nos bancos modernos, para acessar os caixas automáticos.

Um documento de identidade ou documento de identificação é um instrumento oficial que tem o fim de provar a identidade de uma pessoa física.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9. A diferença entre os dois estados é o órgão emissor do documento: em São Paulo, é a Secretaria da Segurança Pública.

O dígito verificador 10 foi substituído pelo algarismo romano X. O dígito verificador é 0 (zero): Quando o dígito verificador do RG for 0 é porque o resultado do último passo é 11(11-0).

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.