Qual a idade mínima para se aposentar pelo Loas?

Perguntado por: nmaia5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

65 ANOS

Já a "aposentadoria pelo LOAS" em razão da idade, o critério principal para essa modalidade de benefício é a comprovação da IDADE MÍNIMA IGUAL OU SUPERIOR A 65 ANOS e de que a pessoa idosa não possui meios de subsistência próprios ou de ser mantida pela família.

Pessoa idosa que: tiver 65 (sessenta e cinco) anos de idade ou mais; for brasileira, nata ou naturalizada, ou tiver nacionalidade portuguesa; tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.

Idosa poderá receber benefício da Loas aos 60 anos - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados.

O Benefício de Prestação Continuada – BPC, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

Idade igual ou superior a 65 anos ou deficiência; Renda mensal familiar per capita INFERIOR a ¼ (um quarto) do salário mínimo; Inscrição no CadÚnico; Não receber nenhum outro tipo de aposentadoria ou benefício.

Para ter direito ao BPC/ LOAS, o idoso precisa ter no mínimo 65 anos, independentemente do gênero. Além disso, ele precisa provar que a renda per capita da família é inferior a um quarto do salário mínimo vigente – o critério utilizado pelo governo para determinar a situação de pobreza e miserabilidade.

Sim, como previsto no Art 20, § 15 da LOAS.
No entanto, os membros da família devem se enquadrar nos critérios estipulados para recebimento. Isto é: ter 65 anos ou mais, renda mensal per capita de ¼ e estar com cadastro ativo no CadÚnico.

Comparecer à avaliação social com todos os documentos necessários em mãos (veja lista abaixo); Comparecer na perícia médica com todos os documentos médicos em mãos (atestados, exames, relatórios, prontuários médicos e etc); Aguardar a análise do pedido e a resposta do INSS.

Identidade; CPF; Comprovante de residência; Documentos que comprovem o direito alegado (ex: print da tela do site ou aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, extrato do bolsa família, carteira de trabalho, termo de rescisão de contrato de trabalho, comprovantes das últimas contribuições para o INSS, ...).

▶️ Mas o BPC-LOAS contará como renda para fins de manutenção do Auxílio-Brasil e se a renda por cabeça da família superar o valor de R$525,00, o beneficiário receberá o Auxílio-Brasil apenas por mais 12 meses.

Quem sofre de depressão, mas não possui renda fixa e não contribuiu com o INSS, tem direito a algum Benefício? Sim! Sendo comprovada a incapacidade, o cidadão pode ter direito ao benefício LOAS também conhecido como BPC (Benefício de Prestação Continuada).