Qual é o melhor feijão para anemia?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

Dentre as variedades analisadas a que apresentou maior concentração de ferro foi o Feijão Preto, com 8,71 mg/100g, logo seguido do Feijão Carioca, 7,47 mg e do Feijão Branco com 4,93 mg. Os feijões do tipo Verde e de Corda apresentaram teor de ferro inferior a 4,0 mg.

Então a dica de hoje é fazer um feijão incrementado com folhas do vegetal que é rico em ferro — ele possui mais do mineral do que um bife, por exemplo. Outra dica interessante, ainda mais se você tem dificuldade em comer legumes e verduras, é fazer um caldo de feijão com couve e brócolis.

O feijão é uma das melhores fontes vegetais de ferro, constantemente indicado para a dieta de pessoas com anemia ferropriva. No entanto, nem sempre a absorção do mineral no organismo ocorre de forma adequada. Nesses casos, incluir o suco de meio limão na refeição faz toda a diferença.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

feijão-preto

“O feijão-preto contém mais nutrientes, como vitaminas do complexo B, em relação aos outros”, revela a nutricionista Thayná Ramos Silva à Coluna Claudia Meireles.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

Ou seja, os antinutrientes da beterraba dificultam a absorção do ferro do feijão no nosso organismo. O próprio feijão possui antinutrientes; contudo, nós nos livramos deles deixando o feijão de molho. Para diminuir os efeitos desse antinutriente, o ideal é cozinhar a beterraba até levantar fervura e descartar a água.

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

O chá de pariri, uma planta trepadeira de flores roxas também chamada de cipó pau e cipó cruz. Ela possui propriedades medicinais e, por isso, beneficia a pele, ajuda no combate à anemia, protege a imunidade e auxilia no tratamento de diversas doenças.

Cortar a beterraba em pedaços menores, passar pela centrífuga e adicionar o suco de laranja. Para evitar o desperdício alimentar, pode-se adicionar a polpa da beterraba ao feijão, já que a polpa também é rica em ferro.