Pode tomar omeprazol na gravidez?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os estudos mostram que todos os medicamentos desta classe são seguros para uso na gravidez, mas omeprazol, pantoprazol e lansoprazol são mais frequentemente prescritos e, por isso, existem mais informações a respeito do seu perfil de segurança na gestação.

Estudos em animais de laboratório não demonstraram evidências de risco com a administração de Omeprazol Magnésico durante a gravidez e lactação e não se observou toxicidade fetal ou efeitos teratogênicos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista. Como não há dados disponíveis quanto à excreção de esomeprazol no leite materno, não deve ser usado durante a amamentação.

Existem algumas ações recomendadas para o alívio da dor no estômago na gestação, como não beber líquidos junto com as refeições. Isso porque o ato de beber enquanto come faz com que o estômago se dilate. Diminuir as porções de comida também é um bom método.

Gravidez e lactação: PantoCal® (pantoprazol sódico sesqui-hidratado) não deve ser administrado em gestantes e lactantes, a menos que absolutamente necessário, uma vez que a experiência clínica sobre seu uso em mulheres nestas condições é limitada. Estudos em animais demonstraram toxicidade reprodutiva.

Como evitar dor de estômago na gravidez? O melhor a se fazer para evitar o desconforto é cuidar da alimentação. Procure fazer pequenas refeições com alimentos de fácil digestão, mais leves e naturais. E não se esqueça de tomar sempre bastante água!

A ginecologista e obstetra da Maternidade Brasília, Nívia Ximenes, explica: “O estômago passa a produzir mais ácido e enzimas digestivas. Outra questão é o aumento do útero, que empurra o órgão digestivo para cima e causa dor, refluxo e queimação”. Portanto, esse incômodo estomacal é normal durante a gravidez.

Durma no seu lado esquerdo. Deitada no seu lado direito, você posicionará seu estômago mais alto do que seu esôfago, o que pode levar ao refluxo. A goma de mascar sem açúcar após as refeições é um ótimo remédio, pois o aumento da saliva pode neutralizar qualquer ácido que volta para o esôfago. Evite o consumo de leite.

Outras orientações da especialista são: evitar se deitar com o estômago cheio, evitar tomar líquido durante as refeições, evitar bebidas gasosas, evitar ingerir volumes grandes de alimentos e preferir dieta fracionada em várias refeições ao dia.

Cólicas ou dor abdominal
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Buscopan® está classificado na categoria B de risco na gravidez. Já o Buscopan composto, pertence a categoria D de risco na gravidez. Quando se utiliza um fármaco durante o período da gestação, deve-se avaliar sempre o fator risco-benefício para mãe e feto.

Somente o médico pode dizer se você deve ou não tomar um suplemento de ácido fólico e em qual quantidade. No mínimo, geralmente recomenda-se a ingestão de 0,4 mg de ácido fólico, podendo ser tomado até a dosagem de 5 mg diário. Em alguns casos, o seu médico poderá recomendar uma ingestão maior de ácido fólico.

Ácido fólico na gravidez
O ácido fólico é um nutriente de importância fundamental durante a gestação. Ele cumpre um papel imprescindível no fechamento do tubo do sistema nervoso do bebê, além de contribuir para a função cerebral.

Existem vários remédios disponíveis na farmácia que são utilizados com o objetivo de amenizar as náuseas e vômitos durante a gravidez. Entre eles estão o Dramim, Meclin e o Plasil. A maioria dos medicamentos, no entanto, precisam de receita médica e só podem ser tomados caso o médico obstetra indicar.