O que pode causar azia à noite?

Perguntado por: talvim4 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O stress e a ansiedade são duas das principais causas da azia e da indigestão e ambas têm um impacto real no seu sistema digestivo, por isso, é importante que mantenha os níveis de stress o mais baixos possíveis. Certifique-se que tem uma boa noite de sono e faça coisas que o deixem feliz.

Azia noturna: como evitar?

  1. Evite se alimentar nas três horas que antecedem o sono2
  2. Prefira dormir virado para o lado esquerdo 3
  3. Procure elevar a cabeceira da sua cama2
  4. Durma sempre com roupas confortáveis 4

Porém, quando os sintomas de azia e queimação se tornam frequentes, mais de duas vezes por semana, principalmente causando um desconforto durante à noite, e começam a atrapalhar a qualidade de vida da pessoa, é a hora de procurar um médico especializado no tratamento da Doença do Refluxo para fazer uma avaliação mais ...

É muito comum indivíduos sentirem dor no estômago, sensação de enjoo e mal-estar antes do infarto. Nesses casos, a pessoa às vezes até vai ao pronto-socorro e é medicada, mas dificilmente associará esses sintomas a um infarto, que pode ocorrer alguns dias depois.

A azia é uma queimação advinda de um refluxo ácido, que ocorre por conta de um mau funcionamento do esfíncter esofágico, que deixa de controlar o suco gástrico, permitindo que ele chegue ao esôfago. A má digestão, por sua vez, é caracterizada por uma dor ou desconforto abdominal e tem relação com o estômago.

A azia está associada a alguns hábitos alimentares, como a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas com cafeína, chocolate, álcool, líquido durante as refeições, fritura, carnes processadas, comida pronta congelada, pimenta, frutas cítricas e ingestão de um volume grande de comida de uma só vez.

Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia quase todos os dias, e de 35% a 40% apresentam ocasionalmente esse sintoma. A azia é o sintoma mais característico de refluxo do suco gástrico para o esôfago (refluxo gastroesofágico).

Os principais sintomas da azia são:

  • Azia.
  • Queimação no estômago.
  • Má digestão.
  • Acidez estomacal.
  • Desconforto estomacal.
  • Sensação de peso no estômago.

Entre os exames, a endoscopia digestiva alta é o principal. O procedimento é realizado com a introdução do endoscópio pela boca do paciente, que avança até o início do duodeno (o chamado “intestino fino”, após estômago). Durante o procedimento, o paciente permanece sedado o tempo todo.

A sensação dolorosa se dá no centro do peito e costuma irradiar para o braço esquerdo ou para o pescoço e a mandíbula – mais raramente, atinge o braço direito e as costas.

Além da terrível sensação de que algo aperta o coração, a pessoa pode sentir dores e desconforto em toda a região torácica, assim como falta de ar, fadiga, azia, suor excessivo, dor nas costas e no pescoço. “Isso acontece porque os órgãos e tecidos do corpo são interligados e interdependentes.

Confusão entre azia e infarto
Sua principal característica é uma dor em queimação que acontece atrás do esterno, o osso do tórax, na mesma localização do coração. Entretanto, é um sintoma com características mais duradouras e menos intensas do que uma dor que possamos diagnosticar como de origem cardíaca”, diferencia.

A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição mais volumosa ou rica em gorduras. Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.

Sintomas da gastrite

  1. indigestão;
  2. azia;
  3. dor de estômago intensa;
  4. perda de apetite;
  5. náuseas e vômito;
  6. sensação de estufamento;
  7. presença de sangue no vômito ou fezes nos casos mais graves.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.