Quais as frutas que causam azia?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Muitas vezes, desconfortos como azia e refluxos são consequência dos alimentos ingeridos durante o dia e podem ser evitados facilmente. Veja, a seguir, 4 tipos de alimentos que causam esses sintomas. Laranja, abacaxi, acerola, limão e pêssego são alguns exemplos.

Além disso, ela tem um alto teor de fibra, que fermenta dentro do estômago e pode provocar azia. Frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi e tomate, aumentam a acidez do estômago. Esses alimentos podem irritar o esôfago durante sua passagem, aumentando a sensação de queimação.

Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Consumir aveia logo pela manhã também é eficaz no combate a azia. Isso porque ela não agride a mucosa do estômago e, de quebra, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis, como banana ou maçã.

Numa alimentação para evitar a azia, recomenda-se evitar o álcool, alimentos com cafeína, como chocolate ou café, e até mesmo o chá preto.

Então como aliviar a azia? 1 – A princípio, é recomendado evitar se deitar por pelo menos duas horas depois de comer. 2 – Evite alimentos gordurosos, chocolate e frutas cítricas também podem colaborar para a azia. 3 – Medicamentos antiácidos podem aliviar os sintomas imediatamente.

Sugestões naturais para melhorar a sensação de azia
Lima sugere ainda comer uma maçã ou pera sem casca, beber chá de funcho ou gengibre, além de três sucos: Suco de batata crua: por ser um tubérculo alcalino, ele neutraliza a acidez do estômago e diminui o desconforto. Funciona como uma espécie de antiácido.

Em grosso modo, alimentos e bebidas como café, chá, álcool, bebidas gaseificadas, citrinos, tomate, chocolate, menta, cebola, picantes, alimentos gordurosos, ácidos e condimentados favorecem a ocorrência de episódios de pirose.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

O médico explica que, na verdade, o leite pode ter o efeito contrário do desejado e piorar a situação. “No início, a queimação pode até melhorar. Isso porque o líquido é básico e equilibra esse refluxo. Contudo, logo ele induz o estômago a produzir mais ácido, e os sintomas podem voltar”, explica o médico.