Em qual parte do corpo a anemia ocorre?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A anemia por carência de ferro ocorre quando o corpo não tem ferro suficiente. Uma causa comum para este tipo de anemia é uma hemorragia no estômago e nos intestinos (tracto gastrointestinal).

Anemia devido à destruição excessiva de glóbulos vermelhos
Normalmente, os glóbulos vermelhos vivem cerca de 120 dias. Existem células depuradoras na medula óssea, no baço e no fígado que detectam e destroem os glóbulos vermelhos que estão próximos ou ultrapassaram o final do seu ciclo de vida.

Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria. Em pessoas de pele mais escura, esta palidez da pele é mais difícil de ser notada.

Quais as principais causas da anemia?

  1. Deficiência de ferro. A deficiência de ferro é uma das causas mais comuns da anemia. ...
  2. Deficiência de vitamina B12. ...
  3. Deficiência de ácido fólico. ...
  4. Perda de sangue. ...
  5. Doenças crônicas. ...
  6. Doenças hereditárias. ...
  7. Problemas na medula óssea.

Além do hemograma, os exames que ajudam no diagnóstico da anemia por deficiência de ferro são: esfregaço de sangue, ferro sérico, ferritina, capacidade total de combinação do ferro e transferrina, além da pesquisa de sangue oculto nas fezes.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

O tratamento da anemia é determinado diretamente pela condição que a está causando. Na maior parte dos casos, é necessário aumentar a ingestão de ferro e vitamina B12 e fazer o uso de suplementos. No entanto, certas anemias são tratadas por meio de procedimentos como o transplante de medula óssea.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode evoluir para leucemia, mas na realidade, já queremos deixar bem claro que isso não passa de um mito. Apesar de ambas serem doenças relacionadas ao sangue, não há a possibilidade disso acontecer.

Duração do Tratamento
Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto.