Quando o bebê é cabeludo da azia?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Antigamente, as pessoas acreditavam que a azia durante a gravidez era causada pelo cabelo do bebê. Assim, bebês mais cabeludos provocariam mais azia nas mães. Na verdade, isso acontece porque o estômago da mulher acaba reduzido por causa do aumento do útero na gestação. Isso acaba prejudicando a digestão.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo.

Alguns hormônios produzidos na gestação provocam a diminuição do fluxo intestinal e o relaxamento da musculatura do esôfago. Dessa forma, o ácido gástrico retorna para o esôfago e a garganta com facilidade, resultando assim nos sintomas de azia.

Evite os alimentos fritos ou ricos em gordura como os empanados, por exemplo. Eles dificultam bastante a digestão e facilitam o surgimento da azia na gravidez. Prefira os alimentos cozidos, grelhados, assados e ensopados que são mais fáceis de digerir.

Logo, comer frutas que ajudam a controlar a sensação de acidez no estômago, como maçã ou pera, é uma alternativa. Ou, consumir produtos gelados, por exemplo, sorvetes, águas e sucos irão ajudar a aliviar os sintomas. Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a reduzir o sintoma de azia na gravidez.

Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a reduzir o sintoma de azia na gravidez. Outra opção caseira, é o suco de melão que apresenta em sua composição o magnésio, um contribuinte que ajuda a diminuir a acidez e melhora os sintomas.

No último mês de sua gravidez, alguns dos sintomas normais que você pode sentir são: Necessidade de urinar frequente. Eliminação do tampão mucoso. Aumento do corrimento vaginal.

Amenizando o problema
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba.Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.

Uma alimentação saudável e balanceada ajuda a reduzir o sintoma de azia na gravidez. Outra opção caseira, é o suco de melão que apresenta em sua composição o magnésio, um contribuinte que ajuda a diminuir a acidez e melhora os sintomas.

A azia aparece normalmente no segundo e no terceiro trimestres da gestação. Porém, algumas gestantes podem ter o problema já no início da gravidez, junto com as náuseas e enjoos do primeiro trimestre. É um sintoma que vai e volta ao longo da gravidez, e que só se resolve após o parto.

O consumo de alguns ​alimentos também pode aliviar o mal-estar e a sensação de queimação na boca do estômago. Veja: Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.

A eliminação do tampão mucoso e as contrações ritmadas são alguns dos sinais de que a hora está chegando.

É importante fazer refeições regulares e em quantidades menores para evitar a azia e o refluxo. Viagens longas, principalmente de avião, devem ser evitadas. O ideal é que você siga à risca as recomendações do seu obstetra para que a chegada do seu bebê seja segura e tranquila.

Somente o médico pode dizer se você deve ou não tomar um suplemento de ácido fólico e em qual quantidade. No mínimo, geralmente recomenda-se a ingestão de 0,4 mg de ácido fólico, podendo ser tomado até a dosagem de 5 mg diário. Em alguns casos, o seu médico poderá recomendar uma ingestão maior de ácido fólico.