Qual é o benefício do tutano?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Vale dizer ainda que o tutano é um alimento conhecido por fazer muito bem para as articulações do corpo humano. Pelo fato de a medula ser rica em colágeno, naturalmente, isso contribui para a boa saúde das articulações, sendo capaz, inclusive, de diminuir as dores no local.

É do tutano que são fornecidas gorduras boas, vitaminas A, D, E e K, que são poderosos antioxidantes, minerais como o zinco que beneficia o sistema nervoso central, também o cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Raramente o consumo do tutano pode trazer algum risco. No entanto, o ideal é consumir com moderação, já que o tutano de boi é bastante calórico e contém muitas gorduras. Por isso, em excesso, pode contribuir com o ganho de peso como qualquer outro alimento.

10 – Ponta de agulha: também conhecida como costela de minga, é a carne que reveste as últimas costelas do boi e pertence à categoria dos cortes com mais colágeno.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

R$ 6,99

R$ 6,99/Kg
Excelente acompanhamento para um churrasco.

O tutano ainda dá corpo e sabor a várias sopas, molhos e caldos. O tutano e mocotó não são a mesma coisa. O primeiro é uma substância mole e gorda que existe no interior dos ossos. Já o mocotó é um prato que se prepara com as cartilagens e tendões das pernas de bois ou porcos.

Para quem se preocupa com a pele, utilizar o tutano de boi é uma boa, viu? Devido ao colágeno presente, ele auxilia na formação da elastina e outras substâncias que mantêm um aspecto jovem à pele. A nossa saúde óssea também é outra beneficiada quando fazemos uso do tutano.

Alimentos ricos em purinas, como viscerais e carnes (incluindo a dobradinha e o mocotó) podem ser prejudiciais para quem tem ácido úrico elevado ou se está em crise. Mas além destes, outros alimentos também podem ser contra indicados dependendo do seu estado clínico.

fêmur

O tutano de origem bovina é o mais utilizado na gastronomia, presente no fêmur, osso da perna do animal.

Observe que o alimento naturalmente rico em colágeno é o caldo de carne feito com os ossos da medula e, ainda melhor, os pés de galinha que ainda tem a pele para fornecer mais colágeno.