O que é doce de mocotó?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Doce de mocotó é uma sobremesa comum no Brasil. Feito de mocotó bovino, leite condensado, açúcar e gelatina, além de corante de caramelo e toff. Alguns dos fabricantes são: MocoRed, Mocoforte, Rapadura Guimarães, Mocotop, Magitlec e Gulosina.

Portanto, a geleia de mocotó não é feita de ossos, mas sim da cartilagem e tecido conjuntivo das patas do animal.

PARA QUE SERVE A GELEIA DE MOCOTÓ? A geleia de mocotó é ideal para ser servida como doce. Muitas pessoas também consomem a geleia devido a sensação de bem estar que ela promove aumentando a disposição e ao colágeno que faz bem para a pele.

O mocotó vem das patas cozidas sem casco ou extremidades de bovinos. O nome mocotó é mais comum no Brasil. O prato também ganhou fama em Portugal. Mas lá é chamado de mão-de-vaca, tornando um prato tradicional.

Sabor Morango
Reforçado com mix de vitaminas, livre de glúten e lactose.

Sabe aquele docinho branco e rosa? Ele é batizado de doce de mocotó, palavra que em tupi significa patas sem casco.

A nutróloga Lorena Balestra afirma que a geleia de mocotó pode ser incluída na dieta sem maiores preocupações. “Consumir em excesso resulta em aumento de peso. No entanto, uma colher por dia basta para obter os benefícios”, afirma a especialista.

O mocotó é um prato fácil de ser feito e cheio de sabor. Ele é preparado com as extremidades do boi, podendo conter feijão-branco ou não.

Então, os escravos das estâncias gaúchas começaram a comer o mocotó, que é extraído da pata do boi e da vaca, porque viram que esse tipo de alimento dava sustância para eles trabalharem. E é verdade: o mocotó é rico em gordura, proteína e ferro.

O Tutano é um tecido gelatinoso que preenche o interior de vários ossos, que também pode ser chamado de medula óssea. Além disso, ele é o responsável pela produção dos seguintes elementos do sangue: leucócitos, plaquetas e hemácias.