Como se chama o estômago do boi?

Perguntado por: tmartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

abomaso

A parte denominada como abomaso é classificada como o verdadeiro estômago do bovino. Nele é onde estão as enzimas que são utilizadas no processo de digestão química dos animais. Os outros três (Rúmen, Omaso e Retículo) são chamados de pré-estômago, neles são concluídos o processo de digestão mecânica.

A ruminação é o que permite a ingestão de alimentos fibrosos. Talvez, a degradação da celulose seja um dos pontos mais importantes do processo de digestão dos bovinos, através do rúmen. A celulose presente nos alimentos fibrosos é um dos materiais mais abundantes do mundo.

No caso dos ruminantes, como boi, carneiro, cabra, girafa, veado, camelo, entre outros, que se alimentam de vegetais, o estômago é muito desenvolvido e se divide em pança ou rúmen; barrete ou retículo; folhoso ou omaso e coagulador ou abomaso.

O boi é um animal poligástrico e ruminante, isso porque possui três pré-estômagos (retículo, rúmen e omaso) que realizam uma pré-digestão através das bactérias, fungos e protozoários que vivem em simbiose em seu interior, e um estômago (abomaso) que desempenha função semelhante ao estômago dos monogástricos.

O Rúmen ocupa a maior parte da metade esquerda da cavidade abdominal e, é onde existe a flora microbiana que realiza a quebra da celulose. Em seguida, o alimento vai para o menor de todos os compartimentos, o retículo ou barrete.

Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes. Com todos esses estômagos, as vacas conseguem retirar muita energia das fibras encontradas nas plantas.

Um deles é conhecido como rúmen ou bucho, ingrediente fundamental na famosa dobradinha. Além desse prato típico, vai bem em ensopados, cozidos e petiscos especiais.

Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados, camelos, lhamas e outros herbívoros com essa anatomia digestiva.

Rúmen. O rúmen é o maior dos quatro pré-estômagos. Localiza e preenche quase todo o lado esquerdo da cavidade abdominal. Ele é dividido em quatro áreas ou sacos por estruturas musculares chamadas de pilares ruminais.

Sim, é verdade. As vacas têm um estômago peculiar (com quatro cavidades), responsável pelo longo processo de alimentação. Essa característica (de mastigar e engolir várias vezes) foi desenvolvida para ajudar na digestão.

O Fato do boi, também conhecido como Bucho, ou Rúmen, é uma parte do estômago dos bovinos e muito apreciado em diversas regiões do Brasil. Serve como ingrediente principal para a famosa Dobradinha, mas é componente indispensável para diversos outros pratos como paneladas, moquecas, cozidos e ensopados.

O rúmen é a maior das quatro câmaras do estômago e serve como um grande tanque de mistura que é o local da fermentação microbiana e da absorção de nutrientes. Combinados, o rúmen e o retículo de uma vaca leiteira adulta podem conter cerca de 190 litros de ração parcialmente digerida.

– Retículo: aqui irá ocorrer a formação de pequenas porções de alimentos que retornarão para a boca para que a mastigação seja feita; – Omaso: nessa parte, a absorção da água e dos minerais presentes nos alimentos é feita; – Abomaso: onde os nutrientes são quebrados em partículas menores para serem melhor absorvidos.

Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. Esses animais apresentam também um estômago dividido em quatro compartimentos.

Portanto, a ruminação ajuda na digestão, diminuição do tamanho de partícula e passagem da digesta do rúmen para o intestino, o que ajuda no aumento do consumo de matéria seca. A ruminação também é essencial na secreção de saliva e tamponamento do rúmen.

O abomaso é o quarto estômago do ruminante. Este estômago é parecido com o estômago de não ruminantes. O abomaso secreta um ácido forte (HCL) e também outras enzimas digestivas. Em não ruminantes, os alimentos ingeridos são digeridos inicialmente no abomaso.