Qual é a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?

Perguntado por: vmorgado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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A cultura organizacional é o conjunto de valores e regras da empresa, enquanto o clima organizacional é o ambiente da empresa em si, fruto da atuação dos colaboradores, seus relacionamentos e de como são realizados os processos.

A principal diferença entre cultura e clima organizacional é que a cultura dificilmente se transforma. Na realidade, ela tem mudanças mais lentas e estruturais. Já o clima organizacional muda constantemente e depende muito mais de atitudes de todos os colaboradores e gestão.

A cultura organizacional está relacionada aos valores, crenças, costumes, rituais, ações e estratégias de negócio de uma empresa. Já o clima organizacional se refere à relação entre uma organização e suas pessoas. Neste artigo, mostramos como esses conceitos se relacionam e impactam no sucesso de um negócio.

A cultura organizacional representa o propósito de existência da organização, o que tecerá regras e valores que norteiam todo o seu funcionamento. Por outro lado, o clima organizacional representa a relação que os colaboradores estabelecem entre si, com o ambiente e o propósito.

Cultura organizacional, cultura empresarial ou cultura corporativa são os termos que definem o conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, valores, expectativas e atitudes compartilhados por todos os integrantes de uma empresa.

A cultura tem como foco a interação social, de acordo com o contexto e o clima está mais voltado para a percepção e os impactos desse contexto.

O clima organizacional é o reflexo da motivação dos colaboradores e reflete o quão saudável é a relação da empresa com os profissionais. Quanto mais qualidade tiver o ambiente de trabalho e as estratégias de gestão de pessoas, quanto maior o apoio concedido aos times, melhor será o desempenho das equipes.

Quais os tipos de clima organizacional?

  • Clima organizacional bom;
  • Clima organizacional médio;
  • Clima organizacional ruim.

Os principais tipos de cultura organizacional são a cultura de poder, cultura de pessoas, cultura de tarefas e cultura de papéis. Cada uma delas apresenta um foco específico, vantagens e desvantagens.

A cultura organizacional guia as ações de todos os colaboradores envolvidos nos processos de uma organização. Isso evidencia a importância da cultura organizacional como um alicerce das ações e práticas de uma empresa, bem como a prática de gestão de pessoas e seus resultados.