Quem é a sociedade da cultura de massa?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Podemos descrevê-la como uma sociedade em que a grande maioria da população está envolvida na produção, na distribuição e no consumo de bens e serviços, além de seguirem um modelo de comportamento generalizado, participando do meio político e da vida cultural por meio do uso dos meios de comunicação de massa.

A cultura de massa é um modelo de reprodução artística que deixa de lado elementos filosóficos da arte e cultura. A arte passa a ser feita para ser reproduzida até o momento que o público se canse de consumi-la.

Trata-se de sociedades em que a grande maioria da população encontra-se inserida em um processo de produção e consumo em larga escala de bens de consumo e serviços, além de estar em conformidade com determinado modelo de comportamento generalizado.

A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural.

Sociedade de massas

  • No preparo de um brigadeiro são utilizados ingredientes como manteiga, leite condensado e achocolatado. ...
  • Na segunda fase da Revolução Industrial, o modelo de produção utilizado era o fordista que tinha como uma das características principais a produção em massa (em série) de produtos.

Podemos eleger como exemplos de cultura popular a música caipira brasileira, o samba, o grafite como arte urbana, a literatura de cordel nordestina, e a nossa culinária popular. A literatura de cordel é um exemplo de cultura popular produzida no Nordeste brasileiro.

A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo.
Filmes, novelas, músicas, séries e estampas comerciais são exemplos desse tipo de cultura.

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.

Podemos descrevê-la como uma sociedade em que a grande maioria da população está envolvida na produção, na distribuição e no consumo de bens e serviços, além de seguirem um modelo de comportamento generalizado, participando do meio político e da vida cultural por meio do uso dos meios de comunicação de massa.

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...