O que são movimentos sociais tradicionais e novos movimentos sociais?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Nos movimentos sociais tradicionais os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados. Os novos movimentos sociais incorporam tanto segmentos da classe média quanto pessoas à margem do mercado de trabalho e da sociedade.

Movimentos sociais tradicionais
Movimentos sociais clássicos são os surgidos com a emergência do capitalismo. Talvez o movimento social mais antigo seja a Queda da Bastilha, durante a Revolução Francesa.

Os movimentos de maior destaque são o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Durante a década de 1960, grupos contra a ditadura, a favor dos direitos humanos e que discordavam das práticas políticas e econômicas tiveram grande destaque.

Os chamados novos movimentos sociais, ou movimentos sociais contemporâneos, surgiram através de uma série de lutas por reconhecimento e direitos civis. Por isso, eles tratam mais de assuntos voltados a questões éticas e de valores humanos, muito discutidos na sociedade e nas grandes mídias.

Movimentos sociais são ações e grupos organizados que representam causas e objetivam alguma mudança social por meio da luta e da organização política. Ouça o texto abaixo! Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social.

Nos movimentos sociais tradicionais os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados. Os novos movimentos sociais incorporam tanto segmentos da classe média quanto pessoas à margem do mercado de trabalho e da sociedade.

MOVIMENTOS SOCIAIS TRADICIONAIS: – surgem no contexto da Revolução Industrial. – possuem relações com demandas de trabalho e direitos trabalhistas. – também entendidos como movimentos com origem econômica.

Tipos de movimentos sociais
Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros.

O professor Alain Touraine é um sociólogo francês conhecido por sua obra dedicada à sociologia do trabalho e dos movimentos sociais.

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Os Novos Movimentos Sociais lutam por uma democracia participativa, não mais pela democracia representativa. Uma das características que distingue os velhos dos novos movimentos sociais é a questão da universalização de demandas que antes eram particularistas, e a busca por mais autonomia.

O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888)