Como cobrar uma pessoa física?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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A forma correta de cobrar o seu cliente está prevista nos artigos 42 e 42-A do Código de Defesa do Consumidor, devendo ser feita de modo respeitoso, com a identificação do nome, endereço e CPF do cliente a ser cobrado; o valor e a origem da dívida; o nome da empresa credora e seu CNPJ.

Para cobrar uma dívida, você deve primeiramente notificar o devedor sobre o atraso e caso não ocorra o pagamento, você pode recorrer a uma cobrança profissional ou partir direto para a cobrança no judiciário. Sempre tenha em mãos um documento comprovando a dívida.

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Exemplo 2. Olá, [nome do cliente], Estou entrando em contato para lembrá-lo(a) de que sua dívida no valor de R$ [valor em reais] está em atraso há [número de dias em atraso] dias. A data de vencimento foi em [data de vencimento].

Para entrar com esta ação, é preciso ter uma prova escrita, “um título que se possa cobrar” e que tenha sido feito, no máximo, há dois anos, explica o advogado. Nesses casos, o juiz sentencia que a pessoa pague a dívida em até três dias ou apresente uma defesa em 15.

Para isso, envie o número do código de barras, o valor e o dia do vencimento. “Olá, [nome da pessoa]. Informamos que sua fatura no valor de R$ XX,XX vai vencer no dia XX/XX. Use o código de barras abaixo para quitar seus débitos: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX.”

Somos da [nome da empresa] e estamos escrevendo para lembrar que a sua fatura de R$ [valor] referente ao mês de [mês] de [ano] vence hoje [DD/MM]. Podemos enviar o código de barras para pagamento por aqui ou você pode acertar via Pix! Fique à vontade e nos consulte em caso de dúvidas. Obrigado.

O que fazer se o cliente se recusar a pagar?

  1. Entre em contato. A primeira coisa a se fazer quando um consumidor fica inadimplente é entrar em contato. ...
  2. Tenha um padrão de abordagem. ...
  3. Ofereça facilidades. ...
  4. Suspenda o serviço. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. Acione o SPC e o Serasa. ...
  7. Recorra à Justiça.

Você tem mais de uma opção para cobrar uma pessoa, mas primeiro saiba desses pontos importantes para fazer uma pessoa te pagar uma dívida:

  1. Converse com a pessoa devedora. ...
  2. Esteja aberto a negociar. ...
  3. O acordo deve ser lembrado sempre. ...
  4. Um novo acordo ou condições de parcelamento podem ajudar a receber a dívida.

Converse de forma educada e seja sincero. Explique que esse valor faz diferença para o seu orçamento. Se possível, até o coloque na situação, dizendo que, se fosse com ele, você faria o possível para devolver. Evite constranger o seu amigo, mesmo que perceba que ele está com dinheiro.

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Como fazer um texto de cobrança? Para fazer um bom texto de cobrança é importante ser empático, levar em consideração a sua persona e ter cuidado com o tom de voz usado. Tente escrever de forma empática e abra o canal de comunicação para que o cliente seja ouvido também.

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.

Como cobrar uma dívida?

  1. Via telefone. O uso do telefone pode ser um aliado para a sua empresa tentar contactar o devedor, entretanto, lembre-se de que existem regras para que essa comunicação não cause problemas jurídicos para a sua empresa. ...
  2. Via e-mail. O e-mail pode ser outro meio de cobrança. ...
  3. Via endereço físico.

Como devo cobrar Dívida de Empréstimo Pessoal Particular?

  1. 1º Passo: Recolher todos os meios de provas que mostrem que você efetuou o empréstimo.
  2. 2º Passo: Notificação Extrajudicial para o devedor.
  3. 3º Passo: Adentrar com uma Ação de Cobrança.