Pode mandar mensagem de cobrança?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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O principal risco em fazer a cobrança pelo WhatsApp é ser bloqueado, não só pelo devedor, mas principalmente pela META, empresa dona do aplicativo. Além disso, é preciso respeitar o Código de Defesa do Consumidor e não enviar nenhuma mensagem de constrangimento, ameaça ou expor a outra parte ao ridículo.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.

Geralmente, no caso de dívidas comuns como as de cartão de crédito, esse prazo é de até 5 anos contando da data de vencimento do seu pagamento, se ela não for interrompida por uma cobrança judicial, a partir disso, você não tem mais nenhuma obrigação legal de pagá-la.

Como cobrar um amigo? Veja 7 dicas!

  1. Estabeleça um prazo. É importante ressaltar que, quando falamos de prazo, essa informação não pode estar clara apenas para você. ...
  2. Use o WhatsApp. ...
  3. Use memes para quebrar o gelo. ...
  4. Seja sincero e tenha empatia. ...
  5. Escute o amigo. ...
  6. Mantenha registros. ...
  7. Não tenha medo de cobrar.

Para mandar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp é fundamental que você ou o profissional da sua empresa responsável pelo contato se apresente e explique de onde fala e porque está procurando pelo destinatário, mantenha o tom da comunicação cordial e educado e não transforme a conversa em algo pessoal.

Basta responder essa mensagem com “Sim”, caso já tenha efetuado o pagamento. Se precisar de uma segunda via ou outra solicitação, também estamos à disposição.”

Não sabe como cobrar de uma forma educada por mensagem ou WhatsApp? Então a melhor alternativa é falar pessoalmente. Marque um encontro casual com seu amigo e durante a conversa tente introduzir o assunto. Procure lembrá-lo do dinheiro que ele está devendo e deixe claro que precisa recebê-lo o mais breve possível.

Exemplos de mensagem para lembrar o cliente do pagamento

  1. E-mail: “Prezado(a) cliente, espero que esteja tudo bem. Estou enviando este e-mail para lembrá-lo(a) de que o pagamento referente ao serviço X vence hoje. ...
  2. Telefone: “Olá, cliente, tudo bem? Aqui é o Fulano, do serviço X. ...
  3. WhatsApp: “Oi, cliente, tudo bem?

Caro cliente, [Nome da pessoa]! Notamos que o pagamento da fatura no valor “X” referente a compra de [Produto ou serviço] que venceu em [Data de vencimento] ainda não foi efetuado. Imprevistos acontecem. Sabendo disso, estendemos o prazo para você quitar o débito.

Então crie uma política de pagamento!

  1. Estabeleça e mantenha a sua presença profissional/pública.
  2. Combine o preço antes e sabendo exatamente o que precisa fazer.
  3. Pense na possibilidade de trabalhar com demandas ou por meio de depósito.
  4. Faça a eles uma oferta irrecusável.
  5. Perguntar é o primeiro passo.

Contudo uma dúvida comum é se a prática de cobrança de sinal é legal perante a lei. A resposta é sim! A cobrança de sinal pode acontecer para os serviços prestados pelo salão de beleza ou qualquer outro negócio.

Como cobrar antes do vencimento
A mensagem deve ser sutil, mas muito clara sobre o que se trata. Nesse caso, o lembrete pode ser somente uma notificação push no seu aplicativo ou por SMS, ou um e-mail curto. Na mensagem, informe a data de vencimento e o meio de pagamento escolhido, como boleto ou débito automático.

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Dever não é crime e não leva o devedor para a cadeia, a não ser em caso de dívida com pensão alimentícia. Se receber ameaças neste sentido, se enquadra na questão de cobranças abusivas, que vamos tratar a seguir. 2. Ser informado detalhadamente sobre o quanto deve.

Nessas situações, basta que o comerciante entre com uma ação visando advertir o devedor sobre o débito pendente. Isso pode ser feito por meio de uma ação monitória e ela deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. prazo para dar entrada em uma ação monitória é de até cinco anos.