Quais são os tipos de cores do ser humano?

Perguntado por: itrindade5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

No Brasil, a classificação da cor da pele é baseada em uma categorização amplamente utilizada que reconhece as seguintes categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Essas categorias são definidas com base na aparência física e na autoidentificação racial dos indivíduos.

Branco, preto, pardo, amarelo e indígena. Essas são as cinco categorias de pertencimento racial com a qual estamos acostumados a nos identificar em censos, questionários e formulários pelo Brasil afora.

Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra. Por vezes, os tons passam a ser categorizados em grupos maiores, entre claro, médio e escuro.

Dos entrevistados, 96% afirmam saber a própria cor ou raça. As cinco categorias de classificação do IBGE (branca, preta, parda, amarela e indígena), além dos termos “morena” e “negra”, foram utilizadas.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

Após 514 anos de miscigenação, os brasileiros têm vários tipos de tons de pele. Segundo o Censo de 2007, a escala de cores da pele dos brasileiro tem 144 tonalidades diferentes.

Conheça agora 5 raças de cães mais conhecidas no Brasil

  1. Vira-latas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest de São Paulo, os cães SRD (sem raça definida) estão entre os favoritos para os brasileiros e são os mais presentes nos lares. ...
  2. Poodle. ...
  3. Pinscher. ...
  4. Labrador. ...
  5. Shih Tzu.

Como se classifica a cor da pele? No Brasil, a classificação da cor da pele é baseada em uma categorização amplamente utilizada que reconhece as seguintes categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Essas categorias são definidas com base na aparência física e na autoidentificação racial dos indivíduos.

O estudo do esqueleto humano mais antigo encontrado no Reino Unido contradiz a crença popular de que a maioria dos europeus sempre teve a cor da pele branca. Uma análise genética do esqueleto de 10 mil anos revelou que a pigmentação de sua pele era de "escura a negra".

Raça é uma construção social, que carece de fundamentos biológicos e científicos, mas é efetiva para a categorização das pessoas em determinados contextos sociais, como é no Brasil, onde a classificação por cor é, para raça, um tropo, uma forma específica de metáfora.

A miscigenação na formação da sociedade brasileira:
as pessoas pardas e morenas são pessoas que possuem mais de uma ascendência, porém, as pessoas morenas possuem a pele mais escura, mas são pardas também.

Por que existem diferentes tons de pele? As diferentes colorações da pele das pessoas é resultado das variações dos melanossomas, as vesículas que carregam a melanina até a camada mais superficial da pele. O tom da pele vai variar conforme o número, o tamanho e a distribuição dessas vesículas na nossa epiderme.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos.

Ainda assim, a cor mais rara de pele é azul.