Como fazer uma cobrança online?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para você ter um sistema emissor de boletos online deve contratar uma fintech, como a Vindi, que tem uma solução própria de emissão de boletos e convênios com os principais bancos disponíveis. Os bancos também disponibilizam esse serviço para correntistas pessoa jurídica, a partir de algumas taxas.

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Cobrança online é uma forma de receber pagamentos virtualmente. Nesse caso, o cliente compra um produto em sua loja virtual e realiza o pagamento usando plataformas que não envolvem transações físicas, com dinheiro em papel. Ou seja, tudo acontece de forma online.

Cobrar uma pessoa é bem simples:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Toque em QR Code, na parte superior da tela;
  3. Toque em Cobrar com QR code;
  4. Toque em Cobrar valor específico;
  5. Escolha como será a cobrança: via PicPay, Pix, QR Code ou link compartilhável;

Caro cliente, [Nome da pessoa]! Notamos que o pagamento da fatura no valor “X” referente a compra de [Produto ou serviço] que venceu em [Data de vencimento] ainda não foi efetuado. Imprevistos acontecem. Sabendo disso, estendemos o prazo para você quitar o débito.

O principal risco em fazer a cobrança pelo WhatsApp é ser bloqueado, não só pelo devedor, mas principalmente pela META, empresa dona do aplicativo. Além disso, é preciso respeitar o Código de Defesa do Consumidor e não enviar nenhuma mensagem de constrangimento, ameaça ou expor a outra parte ao ridículo.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

Acesse a aba “Vendas” no super app; Selecione “Cobranças”; Agora, escolha “Cobrar via Pix”; Faça a configuração desejada (vencimento, descontos, multas e juros);

A cobrança via Pix funciona de forma bem simples: a empresa ou pessoa a receber gera, pelo seu app do banco ou internet banking, um QR Code dinâmico para realizar pagamento na hora ou agendado.

Toque em “Link de pagamento” > “Criar Link de Pagamento”; Informe o título do produto/serviço e aperte “Continuar”; Digite o valor da cobrança e toque em “Continuar”; Você ainda pode adicionar valor de frete, quantidade e data de expiração para a cobrança.

5 melhores links de pagamentos para vender nas redes sociais

  1. Mercado Pago. Após criar uma conta no Mercado Pago você consegue oferecer links de pagamentos que aceitam cartão de crédito, boleto bancário, cartão de débito e virtual da Caixa ou pagamentos com saldo em conta. ...
  2. Cielo Pay. ...
  3. Wirecard. ...
  4. SumUp Link. ...
  5. Pag.ae do PagSeguro.

Para receber por cartão de crédito online não é necessário ter uma loja virtual, você pode vender com link de pagamento nas redes sociais. Nas plataformas digitais é possível usar uma API de pagamento ou gateway de pagamento para integrar com a instituição de pagamento, automatizando e agilizando o processo.

“Olá, [nome do cliente]! Estamos entrando em contato para informar que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor que consta em aberto em nosso sistema.