Como cobrar um cliente educadamente por E-mail?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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4 dicas de como cobrar um cliente por e-mail

  1. Observe as regras de cobrança.
  2. Informe os detalhes da dívida.
  3. Mantenha a cordialidade nas mensagens.
  4. Escolha um assunto adequado.
  5. Lembrete de vencimento de um boleto.
  6. E-mail de cobrança para um boleto vencido.
  7. Entenda como as notificações de cobrança funcionam.

Modelo de email de cobrança
Olá, <nome do cliente>! Verificamos que a sua fatura nº xxxxx vencida no dia xx/xx/xxxx continua com pagamento pendente em nosso sistema. O valor atual da sua dívida é de R$ xx,xx, já com o acréscimo da multa de x%, e juros de x% acrescidos, conforme nossa política de cobrança.

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome e, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para conversarmos e combinarmos a melhor solução.”

Olá [Nome do Cliente], espero que esteja tudo bem com você. Gostaria de conversar rapidamente sobre o pagamento pendente da sua última fatura conosco. A data de vencimento já passou e gostaríamos de confirmar se você teve algum problema ao efetuar o pagamento.

Caro cliente, [Nome da pessoa]! Notamos que o pagamento da fatura no valor “X” referente a compra de [Produto ou serviço] que venceu em [Data de vencimento] ainda não foi efetuado. Imprevistos acontecem. Sabendo disso, estendemos o prazo para você quitar o débito.

Cobrar alguém sutilmente pode ser mais simples do que parece. A sugestão é entrar em contato com a pessoa e começar a conversar sobre outra coisa – normalmente, ela mesma vai tocar no assunto da dívida. Se isso não acontecer, você pode relembrar o motivo que gerou a conta.

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

  1. Verifique se houve algum problema no pagamento. ...
  2. Procure entender a situação do cliente. ...
  3. Prefira os canais digitais. ...
  4. Apresente uma proposta de negociação. ...
  5. Reforce os benefícios da regularização. ...
  6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente.

Então crie uma política de pagamento!

  1. Estabeleça e mantenha a sua presença profissional/pública.
  2. Combine o preço antes e sabendo exatamente o que precisa fazer.
  3. Pense na possibilidade de trabalhar com demandas ou por meio de depósito.
  4. Faça a eles uma oferta irrecusável.
  5. Perguntar é o primeiro passo.

Se ele já está se despedindo, te agradece e elogia, não retribua, espera no momento que chegar no dia combinado, você responde com o padrão de qualidade do seu atendimento. Nesse momento, na visão do cliente, você para de ser o corretor que liga ou manda mensagem só para cobrar um retorno.

Como cobrar antes do vencimento
A mensagem deve ser sutil, mas muito clara sobre o que se trata. Nesse caso, o lembrete pode ser somente uma notificação push no seu aplicativo ou por SMS, ou um e-mail curto. Na mensagem, informe a data de vencimento e o meio de pagamento escolhido, como boleto ou débito automático.

Hoje, muitas empresas usam o SMS ou mensagens em aplicativos como uma forma de cobrar o pagamento de dívidas. A prática é permitida em boa parte dos estados brasileiros. Isso porque, em 2021, o estado de São Paulo atualizou a lei que rege o projeto Não Me Ligue gerenciado pelo Procon-SP.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.

Eu, (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (dados necessários para identificação do remetente), residente no endereço (endereço), na qualidade de (posição do remetente), venho, por meio da presente carta, solicitar (pedido e justificativa). (Cidade), (dia) de (mês) de (ano).