Qual a vantagem da produção em massa?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Adotando esse modelo de produção, as empresas deixam seus produtos mais competitivos e tem um estoque que permite diminuir os prazos de entrega. Isso faz com que a margem de lucro do produto aumente.

Isso significa a redução de custos de insumos e infraestrutura, já que há mais entrega em um mesmo ambiente e a aquisição de insumos em maior quantidade resulta na redução do investimento, quando este é distribuído em maior número de peças finais.

Altos volumes de estoques. Grandes lotes de fabricação. Desperdício excessivo no processo produtivo. Organização com muitos setores de apoio à produção.

Processos de produção em massa são os que produzem bens em alto volume e variedade, relativamente, estreita. Essa característica se apresenta em termos dos aspectos fundamentais do projeto do produto.

– Processos de produção em massa: também possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes. Exemplo: Fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc.

O que é produção em massa? Trata-se da fabricação de grandes quantidades de itens a baixo custo, utilizando mão de obra pouco qualificada, mantendo um certo padrão de qualidade.

Conceito de produção em massa
A saber, a produção em massa é uma maneira de fabricar grandes quantidades de produtos com custo baixo, usando mão-de-obra pouco especializada e mantendo um padrão de qualidade.

As características do fordismo são baseadas em três princípios: Intensificação; Economicidade; Produtividade.

As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.

A produção em massa permitiu que as pessoas tivessem acesso a produtos que antes eram inacessíveis. Além disso, a inovação tecnológica trouxe melhorias significativas na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Mas, como toda grande mudança, a Revolução Industrial também teve um lado negativo.

Produtos de consumo de massa são definidos como produtos de alta demanda. São os produtos exigidos por todos os estratos da sociedade, o que motiva a competição entre as empresas desse setor, atraindo clientes, tentando se diferenciar oferecendo alternativas, preços ou agregados.

Quatro sistemas de produção ideais para seu negócio

  • Tipos de sistemas de produção. ...
  • Produção por projeto ou a pedido. ...
  • Produção intermitente ou em lote. ...
  • Produção em massa. ...
  • Produção de fluxo linear (uso contínuo)

Além disso, a produção enxuta é o ato de produzir visando à eliminação dos desperdícios. Enquanto a produção em massa se limita à produção em grande escala de produtos padronizados.

Henry Ford

Método de produção criado por Henry Ford
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.