Quais as 3 fases do consumo de massa?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Nesta toada, Lipovetsky divide a evolução do capitalismo de consumo em três fases, a da produção em massa, passando pela do consumo de massa, até chegar na atual, permeada pelo chamado consumo emocional, na qual o valor da novidade suplanta o da durabilidade.

Produtos de consumo de massa são definidos como produtos de alta demanda. São os produtos exigidos por todos os estratos da sociedade, o que motiva a competição entre as empresas desse setor, atraindo clientes, tentando se diferenciar oferecendo alternativas, preços ou agregados.

24), primeiramente, ela se caracteriza pelo consumo de massa, possibilitado pela expansão dos mercados através da melhora das infra-estruturas modernas de transporte e comunicação, além do aperfeiçoamento de máquinas de fabrico.

Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo.

Há registros históricos de que durante séculos as pessoas consumiam somente para satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, vestuário, produtos agrícolas e remédios. Não havia produção em série, estoque ou grandes pontos de vendas, os produtos eram feitos de forma artesanal e em pouca quantidade.

O consumo de massa leva o consumidor a adquirir bens apenas porque estão na moda, na medida em que estes constituem uma forma de integração social e são imprescindíveis para se ser aceito na sociedade de consumo. Exemplo de uso da palavra Consumo de massa: O consumo de massa alimenta o capitalismo.

Já o consumismo rompe essa relação de necessidade, o indivíduo está adquirindo algo que não precisa. O consumismo está veiculado ao gasto de produtos sem utilidade imediata, ou seja, supérfluos, como por exemplo: mais um sapato, um anel de ouro.

No ciclo de consumo, o consumidor deixa de ser o último elo da produção, e passar a ser mais um elo produtor; o construtor de imóveis produzirá somente a oportunidade de desfrutar uma casa (Duerr, 1993, pg 56); o artesão moveleiro somente produzirá a oportunidade de admirar e usufruir a mobília de sua produção.

A sociedade de consumo, comumente é caracterizada, também por outros elementos como “socie- dade de consumidores”, “cultura de consumo”, “consumismo” e “cultura de consumidores”. Para Barbosa, estes termos não podem ser confundidos ou colocados na mesma esfera, mas pelo contrário é preciso diferenciá-los.

A publicidade e o marketing, aliados a alienação geral das pessoas, são considerados os maiores vilões atuais, estimuladores do consumo exagerado e da consequente devastação do meio ambiente, que ocorre de várias formas na medida em que mais matéria-prima é extraída dos meios naturais e na medida em que mais e mais ...