O que se come na Páscoa?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mesmo o bacalhau sendo o protagonista da Páscoa, outras carnes estão bastante presentes na mesa dos brasileiros nesta data, algumas opções de receitas são:

  • Filé mignon ao molho de gorgonzola;
  • Frango xadrez;
  • Pernil assado;
  • Costelinha de porco na pressão;
  • Costela ao barbecue;
  • Cordeiro assado;
  • Salmão crocante.

O que fazer para o almoço de Páscoa?

  • Carnes para servir na Páscoa. Picanha invertida. Costela na panela de pressão. ...
  • Peixes para servir na Páscoa. Bacalhoada. Moqueca de peixe. ...
  • Acompanhamentos para servir na Páscoa. Arroz à grega. Arroz à parmegiana. ...
  • Sobremesas para a Páscoa. Ovo de páscoa na travessa. Brigadeirão.

"É uma tradição no Brasil as pessoas darem preferência para comer peixe na Semana Santa em virtude da cultura religiosa.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro. Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição.

A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.

O Domingo de Páscoa é momento de festividade e, apesar de não ter mais restrições do que comer, tradicionalmente os peixes ainda reinam no cardápio do almoço de Páscoa. Como sobremesa, é dia também de devorar os ovos de Páscoa e outros pratos cujo chocolate é o ingrediente principal.

- Chocolate em geral 49% - Ovos de Páscoa 44% - Peixes 34% - Bacalhau 31% - Vinho 18% - Colomba/rosca de Páscoa 13% - Churrasco 11% - Fio de ovos 1% - Cordeiro 1%

liberado no domingo? Sim, a tradição de não comer carne ocorre somente na sexta-feira da paixão, data que simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro.

É também apontado que o peixe tem um significado simbólico, por ser associado aos milagres realizados por Jesus Cristo, como a multiplicação dos pães e dos peixes. E afinal, quando se pode voltar a comer carne? A abstinência de carne vermelha é encerrada no domingo de Páscoa.

Esse prato é comum da época, mas para que você possa apreciá-lo sem o peixe, pode substituir usando Incrível Seara Bacalhau, feita 100% de proteína vegetal; Tomates Recheados com Creme de Queijo.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento. Por outro lado, é recomendado a realização jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.