Qual é a relação entre o Estado e os movimentos sociais?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um dos resultados da interação entre o Estado, de um lado, e os movimentos sociais e organizações da sociedade civil, de outro, é o ganho nas capacidades estatais, graças às quais as políticas sociais conseguem atender grupos sociais que estão espacial e culturalmente distantes das burocracias.

Eles visam uma reestruturação social que inclua os seus interessados no poder comum e garanta-os seus direitos de cidadãos.

Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos da sociedade formados com o objetivo de promover mudanças sociais e políticas. Os participantes dos grupos sociais se unem para promover mudanças específicas e de acordo com os anseios, alterações sociais e políticas que desejam conquistar.

Geralmente, os movimentos sociais possuem uma relação conflituosa com o Estado, pois alguns desejam alterar a própria composição do mesmo.

Os movimentos sociais seguem a dinâmica do capitalismo, sendo que emergiram na sociedade moderna, possuindo um desenvolvimento marcado por sua inserção particular na mesma.

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Os movimentos sociais são grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.

Os movimentos sociais avançam suas lutas em prol de modelos alternativos de política pública em atividades interativas, experimentais e ideacionais (representadas pelas linhas) que afetam e são afetados não somente pelo desenho das políticas em si, mas pela conformação dos subsistemas e do regime mais amplos.

Os movimentos sociais podem agir em diversos âmbitos. Os mais conhecidos são o trabalhista, ambiental, político, racial, gênero, entre outros. Ou seja, qualquer grupo de pessoas que defenda, lute e corrobora para uma causa é considerado um movimento social.

O primeiro grande movimento social brasileiro: a campanha abolicionista (1868-1888)