Porque criar uma cultura organizacional?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Ter uma cultura organizacional forte é fator essencial para se diferenciar dos concorrentes e marcar presença no mercado. Além disso, é ela quem confere identidade para a empresa, facilitando a comunicação e interação interna entre os seus membros.

A cultura organizacional guia as ações de todos os colaboradores envolvidos nos processos de uma organização. Isso evidencia a importância da cultura organizacional como um alicerce das ações e práticas de uma empresa, bem como a prática de gestão de pessoas e seus resultados.

O objetivo principal da cultura organizacional dentro de uma empresa é torná-la mais pessoal, desse modo diferenciando-a dos concorrentes. Para isso, a cultura deve ter algumas metas que irão colaborar com o objetivo principal. Todos os colaboradores devem segui-las durante a implementação da mesma.

A cultura organizacional tem uma grande responsabilidade em motivar os funcionários e estimular seu crescimento à medida em que a empresa também se desenvolve. Os bons resultados de uma cultura fortalecida podem ser percebidos em um ambiente de trabalho com clima agradável e que proporciona o aumento da produtividade.

Uma boa cultura tende a aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, o que faz crescer sua motivação e, como consequência, sua produtividade. Um funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões do dia a dia na empresa e com a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Pilares da cultura organizacional
Para que a cultura organizacional seja efetiva, é essencial que ela seja bem estruturada. Nesse sentido, três elementos são fundamentais: a missão, a visão e os valores.

2.2.3 FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura desempenha diversas funções na organização, tais como: definem fronteiras, ou seja, cria distinções entre uma organização e outra, proporciona senso de identidade aos seus membros, facilitam o comprometimento, inclusive, os interesses individuais.

Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas, histórias, rituais e cerimônias, símbolos materiais e linguagem são os 7 principais componentes da cultura organizacional e o seu impacto é imenso, uma vez é justamente a cultura que aponta a mentalidade da empresa e direciona o comportamento dos colaboradores.

A cultura organizacional representa os hábitos, as crenças, os valores e as políticas internas e externas de uma empresa. Tais fatores ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores.

A cultura organizacional influencia no clima organizacional diretamente, pois estabelece os valores que serão empregados no cotidiano da empresa. Dessa forma, a cultura e o clima organizacional são pontos fundamentais para aumentar a satisfação dos colaboradores e garantir o sucesso da empresa.

A cultura de uma empresa é influenciada pelos colaboradores, mercado, exigências dos clientes, avanços tecnológicos e outros fatores. Isso faz com que ela seja mutável e propensa à transformação.

O que é ter uma cultura forte? Ter uma cultura forte na empresa é ter poder de influenciar o comportamento dos colaboradores. Empresas com cultura organizacional forte têm os valores e comportamentos do seu código de cultura refletidos no dia a dia da equipe.