Onde se originou a cultura de massa?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O significado corrente do termo, cultura para consumo da massa, originou-se especialmente nos Estados Unidos, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial. A forma abreviada em inglês pop culture data da década de 1900.

A Cultura de Massa é produzida pela Indústria Cultural, ou seja, um conjunto de grandes empresas que pertencem à classe dominante que tem por objetivo produzir cultura.

Nosso país tem uma história de cultura de massas ocorrida no máximo duas décadas depois que essa surgiu nos países ditos desenvolvidos, pois, desde 1930, tivemos rádio comercial e indústria cinematográfica, sendo que o início das transmissões de televisão em 1950 foi pioneiro em relação a muitos países mais ...

A sociedade de massa surgiu em um momento tardio no processo de modernização. O desenvolvimento econômico resultante do rápido processo de industrialização com foco na produção de bens de consumo em massa, bem como o rápido crescimento do setor de serviços, foi uma das forças motivadoras para esse tipo de organização.

A cultura de massa normalmente é vista como algo trivial, mais simples para alcançar a aceitação consensual da maioria e sustenta-se sobre três pilares chaves: a sociedade de consumo, a cultura comercial e a massificação das comunicações e da publicidade.

O conceito de Indústria Cultural surgiu no contexto da Escola de Frankfurt, uma vertente que estudou a teoria social e a filosofia. Ela recebeu esse nome por estar associada a filósofos do Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, localizado na Alemanha.

Como funciona a Cultura de Massa
O mercado atende aos anseios do sistema capitalista investindo na produção de elementos culturais em larga escala. Esse processo culmina na produção, compra e venda não só destes produtos, mas também de um certo estilo de vida relacionado a eles.

A produção em massa surgiu em meados do século XX, com a proposta de linha de montagem rápida, para atender prontamente ao consumidor. Quando bem planejada, é uma produção inteligente, indo além de somente estocar.

No Brasil, a introdução do macarrão coube aos imigrantes italianos, que chegavam principalmente na região Sul no século XIX. O prato fez sucesso no Brasil, tanto por ser barato quanto por ser de fácil preparo.

Método de produção criado por Henry Ford
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.

Massa é uma grandeza física inerente à matéria, a qual determina e representa sua inércia e sua influência gravitacional. Quanto maior a massa de um objeto, maior é sua resistência à inércia e maior tende a ser sua distorção do espaço.

O desenvolvimento da sociedade de consumo ocorreu de forma mais completa a partir da expansão da atividade industrial ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX.

Percebe-se que a cultura de massa influencia a vida das pessoas de forma ampla, provocando transformações em diversas localidades. Neste sentido, a própria Ciência Geográfica vem desenvolvendo o estudo da categoria lugar a partir da Indústria Cultural, como apontam os estudos de Valverde (2015) e de Paiva (2016).