Qual a quantidade de shimeji por pessoa?

Perguntado por: ialmeida3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Não existe uma quantidade exata recomendada para o consumo de shimeji. Especialistas orientam em torno de 250 a 300 gramas por semana.

O valor de mercado do Shimeji é de R$ 15,00/kg, ou seja, um faturamento bruto de R$ 33.750,00 por sala, em dois meses.

Você precisa limpar o shimeji, mas também nem pense em colocar em baixo da água. Qualquer cogumelo precisa ser higienizado com papel toalha ou um pano limpo.

Contraindicações do consumo de shimeji
O único cuidado a se tomar é no caso de alergia aos cogumelos e também imunodeprimidos, ou seja, quem apresenta sistema imunológico debilitado. Assim, nesses casos, é bom evitar o consumo.

Benefícios do shimeji: é muito nutritivo
O cogumelo shimeji é extremamente rico em nutrientes, polissacarídeos e compostos ativos, que podem ajudar na reposição energética, na prevenção contra problemas de saúde como a osteoporose, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.

O shimeji é essencialmente um fungo e, por isso mesmo, pode gerar dúvidas sobre seu armazenamento e sua conservação. O cogumelo pode ser guardado na geladeira normalmente e dura de 7 a 10 dias sob refrigeração.

cogumelo matsutake

Muito comum no Japão, principalmente nas celebrações de outono, o cogumelo matsutake é uma iguaria que costuma ser cozido em arroz ou sopa. Ele é considerado um dos ingredientes mais caros do mundo, chegando a custar 70 dólares a unidade.

Vá lavando os cogumelos delicadamente com água corrente (o cheiro não é muito agradável mesmo mas desaparece no processo).

Sim, os cogumelos cozidos podem ser armazenados na geladeira por até três dias em um recipiente fechado.

Após aberta a embalagem, embrulhe-os em papel toalha, para mantê-los sempre secos e prolongar a durabilidade (alguns podem chegar a durar mais de duas semanas).

A diferença entre o shimeji branco e o preto começa no cultivo, são sementes diferentes, e cada um é cultivado em uma temperatura específica. O shimeji preto shimeji tem por característica de produto a maciez e sabor mais acentuado, já o shimeji branco é um pouco mais fibroso com sabor mais neutro.

Isto porque a regra número um é não lavá-los, muito menos deixar de molho. Extremamente porosos, os cogumelos absorvem a água rapidamente, o que pode alterar a textura e o sabor.

Observe se os cogumelos aparentam secos e quebradiços. Tateie o pezinho e o chapéu e verifique se este não está murcho e sem consistência. Estes sinais indicam que não deve ser consumido.

Sugerimos não lavar, mas vamos esclarecer um ponto: – Os cogumelos são cultivados em substratos que, antes de receberem a semente (micélio), são pasteurizados ou esterilizados. Sendo assim, ficam perfeitamente limpos, livres de microrganismos ruins.

O talo e o chapéu do cogumelo shimeji são comestíveis, porém ele sempre deve ser cozido, pois esse ingrediente, quando está cru, possui um sabor amargo que some com o cozimento. Para preparar e limpar o cogumelo shimeji, você precisa cortar a base do cacho e usar as mãos para separar os caules.