Qual a melhor marcha para fazer uma ultrapassagem?

Perguntado por: ogomes7 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Tem que reduzir para quarta ou, às vezes, até para terceira. E isso vale também para carros potentes. Não é porque você tem um carro 2.0, que tem bom torque para fazer a ultrapassagem em quinta marcha, sem reduzir. Ultrapassagens rápidas sempre são boas.

Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá: I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha; II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...

ULTRAPASSE UTILIZANDO A MARCHA CORRETA
É preciso reduzir a marcha para realizar as ultrapassagens pois isso faz com que o processo se torne mais rápido e, consequentemente, mais seguro.

A quinta marcha é a mais alta nos carros convencionais, normalmente utilizada em estradas e rodovias, porque se a velocidade for menor que 60 km/h, ela faz com que o carro perca a potência.

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Daí a sensação de que a quinta marcha é mais fraca do que as demais. A leitura das relações de transmissão também é mais simples do que parece.

O condutor deve certificar-se de que dispõe de espaço suficiente e de que a visibilidade lhe permite fazê-lo com segurança. O condutor que vai a frente, na mesma faixa, não tenha indicado a intenção de ultrapassar um terceiro.

Evite ultrapassagens perigosas. Volte logo à sua faixa. Nunca ultrapasse pelo acostamento ou pela direita. Não ultrapasse em curvas e aclives, a não ser que tenha total visibilidade da pista contrária.

De maneira geral, essa manobra deve ser sempre realizada pela esquerda. Mas existe uma única situação em que ultrapassar pela direita é permitido: quando o veículo da frente sinaliza uma curva à esquerda.