Para que serve a marcha M?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em certos modelos ou tipos de caixa automática, também encontramos letras como (M) que significa Manual e que nos permite mudar a marcha “manualmente”.

Em resumo, pode-se dizer que a marcha é o que mantém o carro no equilíbrio entre a velocidade e a força que o motor precisa fazer para manter o veículo em movimento. As marchas são reguladas pelo câmbio do carro, e por meio dele, o motorista determina em qual potência o automóvel vai andar.

No caso de uma longa e íngreme descida, ou antes de uma curva mais apertada, é ou momento de o motorista atuar e engatar o D3 ou D2 para usar o freio-motor e poupar os freios.

O P deve ser utilizado para estacionar o carro. Essa marcha é um duplo freio, tanto para as rodas quanto para a transmissão do motor para as rodas. O park é acionado toda vez que o carro fica parado por completo, ao estacionar em uma vaga, por exemplo.

Coloque a alavanca na posição da alavanca no N (Neutro), para se certificar que o seu veículo está totalmente parado. Tire o pé do freio e, quando o veículo estiver totalmente parado, acione o freio de estacionamento (de mão) Coloque o câmbio na posição P (Park) Desligue o veículo.

Qual marcha usar para subir uma ladeira
Modelos com muito torque em baixas rotações podem encarar ladeiras em segunda ou até mesmo na terceira marcha. Porém, em carros mais fracos ou com marchas mais longas, pode ser preciso ir na primeira marcha. O ideal é você já entrar na subida com a marcha apropriada.

Em descidas, reduza a velocidade do veículo e opte por marchas mais lentas. Se for uma descida muito íngreme, coloque a segunda marcha (em casos mais extremos utilize a primeira) e pise no freio pausadamente, para não sobrecarregar o sistema.

Veja, a seguir, o que o especialista sugere se você for dirigir em estrada cujo limite de velocidade for de 120 km/h: acelerar em 3ª marcha até atingir 60 km/h; usar a 4ª marcha até os 90 km/h; e.

D – drive (significa dirigir)

A nomenclatura D0, D1, D2, D3 e D4 é utilizada para indicar os dias relacionados a algum procedimento. Aqui, utilizaremos a nomenclatura para indicar os dias em que os sintomas após a transferência dos embriões ocorrem.

N – Neutral
Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada em um farol, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque, por exemplo.

N – Neutral (neutro)
Esta posição é indicada tanto para dar partida quanto para desligar o carro. Também é usada quando o carro está parado, como em um momento rápido de embarque e desembarque. Não bloqueia as rodas de tração.

Colocar em neutro com o veículo andando, então, nem pensar: além de ser uma infração de trânsito, fazer isso impede que o câmbio automático seja lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema.

“Nesses casos, o motorista deve utilizar as marchas manuais do câmbio automático. Então, traz para o manual (pelas aletas atrás do volante ou mesmo pela alavanca) e reduza para uma marcha que faça o freio motor segurar a velocidade, assim usando cada vez menos o pedal do freio”, explica o especialista.

Erros mais comuns cometidos em carros automáticos

  1. 1 – Uso excessivo da posição “N” ...
  2. 2 – Pressa na troca de posição do câmbio. ...
  3. 3 – Estacionar o carro automático corretamente. ...
  4. 4 – Ignorar o freio de mão. ...
  5. 5 – Manter a transmissão em “N” nas descidas. ...
  6. 6 – Trafegar com o câmbio em “N”