Como reduzir a marcha com câmbio automático?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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O funcionamento do câmbio sequencial é supersimples: para reduzir a marcha, por exemplo, basta pressionar borboleta, ou a aleta, e automaticamente já vai reduzir. Vai dar mais giro e o motor vai ter mais força.

Coloque a alavanca na posição da alavanca no N (Neutro), para se certificar que o seu veículo está totalmente parado. Tire o pé do freio e, quando o veículo estiver totalmente parado, acione o freio de estacionamento (de mão) Coloque o câmbio na posição P (Park) Desligue o veículo.

Para reduzir a marcha o procedimento é o mesmo. Quando estiver em movimento, retire o pé do acelerador e deixe a velocidade diminuir até o intervalo apropriado para a marcha que deseja colocar. Vale usar o freio para agilizar o processo. Quando chegar na velocidade adequada, pise fundo na embreagem e troque a marcha.

“Nesses casos, o motorista deve utilizar as marchas manuais do câmbio automático. Então, traz para o manual (pelas aletas atrás do volante ou mesmo pela alavanca) e reduza para uma marcha que faça o freio motor segurar a velocidade, assim usando cada vez menos o pedal do freio”, explica o especialista.

Erros mais comuns cometidos em carros automáticos

  1. 1 – Uso excessivo da posição “N” ...
  2. 2 – Pressa na troca de posição do câmbio. ...
  3. 3 – Estacionar o carro automático corretamente. ...
  4. 4 – Ignorar o freio de mão. ...
  5. 5 – Manter a transmissão em “N” nas descidas. ...
  6. 6 – Trafegar com o câmbio em “N”

Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.

Colocar em neutro com o veículo andando, então, nem pensar: além de ser uma infração de trânsito, fazer isso impede que o câmbio automático seja lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema.

Já para reduzir marchas pode-se pular mais de uma, desde que a velocidade baixe para dentro da faixa recomendada. Vamos exemplificar. Você está rodando de 5ª marcha a 90km/h, mas percebe que tem uma fila de carros na sua frente diminuindo a velocidade e você terá que diminuir para 40km/h.

Portanto, quando o motor do veículo emitir um barulho mais forte e o carro não responder à pisada no acelerador, você deverá aumentar a marcha de carro. Já se o motor perder a potência e começar a “engasgar”, a marcha será reduzida.

a reduzir de quarta para segunda o certo não é fazer. gradativamente né E lá na terceira depois na segunda tem que sempre tem coisas que ele dá para você facilitar. que dá para você ficar um pouco mais ágil e você consegue fazer com segurança que é o caso da redução.

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Para que serve o d3 no câmbio automático? A posição "d3" exerce a mesma função da posição "3" listada no tópico anterior, ou seja, impede que o câmbio passe da terceira marcha. As indicações de uso, inclusive, são as mesmas.