Pode deixar o carro automático ligado no p?

Perguntado por: ncastro5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em P, de Parking. O motivo é garantir a segurança, já que esse modo ativa uma trava mecânica que impede a movimentação do carro. Fazer o mesmo ou colocar em Neutro (N) em semáforos não é recomendável.

Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.

O P fixa o câmbio e as rodas não se movem devido ao pino que trava o eixo da transmissão conectado nas rodas do carro. Caso esteja em movimento, o pino de trava ou o eixo podem quebrar devido a força exercida sobre as peças, resultando em carro parado e muito dinheiro gasto no conserto.

Em carros automáticos, cada uma das siglas na caixa têm um significado: P – parking (significa estacionar) N – neutro ou ponto morto. R – marcha ré

Colocar em neutro com o veículo andando, então, nem pensar: além de ser uma infração de trânsito, fazer isso impede que o câmbio automático seja lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema.

O superaquecimento no câmbio automático é um problema que ocorre geralmente em viagens longas e em dias de muito calor, apesar de não ser algo muito comum. Trata-se de um problema considerado grave no sistema de câmbio, pois o calor é o principal responsável pela sua deterioração.

Qual marcha deve usar para ligar o veículo automático? Para ligar um veículo automático, é necessário seguir o seguinte caminho: o condutor deve pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada em P (Parking). Em seguida, quando o motor estiver ligado, é necessário mudar a marcha para a letra D (Drive) ou R (Ré).

Não acelere o carro com ele parado
Algumas pessoas fazem isso para ter uma arrancada mais forte, mas acelerar o carro parado pode causar danos nas cintas e embreagens da transmissão.

Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.

Especialistas contraindicam o ato de desligar a chave na ignição com o carro em movimento. Às vezes o motor pode parar de funcionar mesmo sem acionar o desligamento, o que se caracteriza por motorização que está morrendo de forma constante, ou seja, outra espécie de problemática que também traz danos ao automotivo.

Erros mais comuns cometidos em carros automáticos

  1. 1 – Uso excessivo da posição “N” ...
  2. 2 – Pressa na troca de posição do câmbio. ...
  3. 3 – Estacionar o carro automático corretamente. ...
  4. 4 – Ignorar o freio de mão. ...
  5. 5 – Manter a transmissão em “N” nas descidas. ...
  6. 6 – Trafegar com o câmbio em “N”

Porque se a alavanca resisti pra sair do P é por culpa do próprio motorista que usou a posição parking de maneira errada. Quando se para numa subida ou numa descida como carro de câmbio automático, primeiro se puxa o freio de mão, para depois tirar alavanca do D ou do N e colocar no P de parking.

N – NEUTRO: também é uma posição em que o carro não se movimenta, mesmo ligado e acelerando, porém as rodas NÃO ficam travadas. Se você colocar no N e a rua tiver alguma inclinação, o carro se movimentará, exigindo que sempre que você utilize o freio de pé ou de mão.

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.

Cuidados com os carros de câmbio automático

  1. utilizar o tipo adequado de óleo lubrificante para câmbio automático;
  2. usar o modo correto do câmbio automático;
  3. não ter receio de usar o freio motor;
  4. ficar de olho no líquido de radiador.

O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom esquentar o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, ou seja, o ideal é acelerar aos poucos quando pegar o carro.