Como parar um carro com câmbio automático?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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Coloque a alavanca na posição da alavanca no N (Neutro), para se certificar que o seu veículo está totalmente parado. Tire o pé do freio e, quando o veículo estiver totalmente parado, acione o freio de estacionamento (de mão) Coloque o câmbio na posição P (Park) Desligue o veículo.

Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.

2. Saiba a forma correta de dar a partida. Segurança é tão importante quanto comodidade. Por isso, você verá que os carros automáticos não permitirão ligar ou desligar se não estiverem no modo P (park), para estacionar, ou N (neutro).

Erros mais comuns cometidos em carros automáticos

  1. 1 – Uso excessivo da posição “N” ...
  2. 2 – Pressa na troca de posição do câmbio. ...
  3. 3 – Estacionar o carro automático corretamente. ...
  4. 4 – Ignorar o freio de mão. ...
  5. 5 – Manter a transmissão em “N” nas descidas. ...
  6. 6 – Trafegar com o câmbio em “N”

Layla lembra também que é possível acionar a letra N quando houver necessidade de rebocar o carro para colocá-lo na plataforma do guincho. Além disso, para movimentar o veículo sem ligá-lo em situações emergenciais. Como por exemplo, por um pequeno trajeto que não pode ultrapassar de 3 km a 4 km no máximo.

Qual marcha deve usar para ligar o veículo automático? Para ligar um veículo automático, é necessário seguir o seguinte caminho: o condutor deve pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada em P (Parking). Em seguida, quando o motor estiver ligado, é necessário mudar a marcha para a letra D (Drive) ou R (Ré).

Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.

Para quem está aprendendo como dirigir um com câmbio automático, uma dica importante é: sempre mantenha na posição Drive, quando parar no semáforo. O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

O P fixa o câmbio e as rodas não se movem devido ao pino que trava o eixo da transmissão conectado nas rodas do carro. Caso esteja em movimento, o pino de trava ou o eixo podem quebrar devido a força exercida sobre as peças, resultando em carro parado e muito dinheiro gasto no conserto.

Se deslocar o câmbio para Neutro com o carro rodando, o freio-motor não vai atuar, e o carro pode ficar desgovernado. Da mesma forma, nunca se deve colocar o câmbio em P com o veículo em movimento, pois isso vai provocar o travamento das rodas motrizes, além de danificar o câmbio seriamente.

“Nesses casos, o motorista deve utilizar as marchas manuais do câmbio automático. Então, traz para o manual (pelas aletas atrás do volante ou mesmo pela alavanca) e reduza para uma marcha que faça o freio motor segurar a velocidade, assim usando cada vez menos o pedal do freio”, explica o especialista.

Gostaria de saber se prejudica o câmbio automático deixar em Neutro nas descidas? Não se deve dirigir em Neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgasta prematuramente os freios.

L é de “low” e é uma posição que prioriza a força e pode ser usada com o carro muito carregado, por exemplo.

Se tiver um manual, deve colocá-lo em primeira marcha. Outra boa dica é certificar-se de que os pneus estão voltados para o meio-fio. Isso garante que, se o carro começar a rolar, o meio-fio pode agir como um calço, impedindo o automóvel de se mover mais.

E qual a função do L no câmbio automático? Simples: quando é necessário mais força para, por exemplo, subir uma rampa sem que a transmissão, em rotações mais altas, não passe a marcha e o carro perca torque, forçando uma redução logo em seguida Outra função do L do câmbio automático é o freio motor.