Para que serve a letra s no carro automático?

Perguntado por: egodinho2 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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O que é a letra S no câmbio automático? Alguns câmbios automáticos mais sofisticados apresentam a letra S, que significa “Sport”. O objetivo desta opção no câmbio é tornar a condução do carro mais esportiva, de modo a esticar mais a rotação do motor em cada marcha, antes de mudar para a marcha seguinte.

Câmbios automáticos podem também oferecer a opção “S” , de “sport”, na alavanca. Em quase todos, a ideia é tornar a condução mais esportiva,“esticando” mais a rotação de motor em cada marcha antes de cambiar para a seguinte. Em alguns carros mais antigos, entretanto, o “S” significava “Snow”,de neve, em inglês.

P – parking (significa estacionar) N – neutro ou ponto morto. R – marcha ré D – drive (significa dirigir)

A letra "N" vem de "Neutro" e exerce o papel do ponto morto. E a letra "D" vem de "Drive" e precisa ser selecionada antes do motorista começar a dirigir o veículo. Algumas transmissões trazem outras letras, como "L" (de "Low", indicada para subidas acentuadas) e "S" (de "Sport", feito para uma condução mais esportiva).

Desligar o carro automático é mais simples do que se imagina. Basta estacionar o carro completamente, continuar com o pé no freio, puxar o freio de mão manual, mudar a marcha para o P (parking) e desligar o carro.

História. Na escrita egípcia o S era representado pelo desenho de uma espada. Entre os fenícios recebeu o nome de shin que significava dente. Dos gregos recebeu o nome de sigma (Σ σ) e adquiriu um novo formato que preservava apenas o desenho em ziguezague do seu ancestral fenício.

“Na hora de conduzir um carro com câmbio automático em uma descida de serra, o ideal é reduzir a velocidade e engatar a marcha L (Low) ou outra que limita as trocas até um determinado número de marchas (2ª ou 3ª, por exemplo), dependendo do modelo”, ensina.

“Nesses casos, o motorista deve utilizar as marchas manuais do câmbio automático. Então, traz para o manual (pelas aletas atrás do volante ou mesmo pela alavanca) e reduza para uma marcha que faça o freio motor segurar a velocidade, assim usando cada vez menos o pedal do freio”, explica o especialista.

Se tiver um manual, deve colocá-lo em primeira marcha. Outra boa dica é certificar-se de que os pneus estão voltados para o meio-fio. Isso garante que, se o carro começar a rolar, o meio-fio pode agir como um calço, impedindo o automóvel de se mover mais.

Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.