O que fazer para evitar problemas no câmbio automático?

Perguntado por: epaz5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

7 dicas úteis para usar e cuidar do câmbio automático

  1. Descidas íngremes. Em descidas muito íngremes, priorize o "freio motor" para não sobrecarregar o freio.
  2. Revisão preventiva. A revisão preventiva deve ser realizada regularmente. ...
  3. Carro em movimento. ...
  4. Neutro nas paradas. ...
  5. Ponto morto. ...
  6. Estacionar corretamente. ...
  7. Antes de desligar.

A melhor maneira de evitar problemas no câmbio automático é realizar manutenção preventiva. Isso inclui trocar o fluido de acordo com as especificações do fabricante, inspecionar regularmente as peças e sistemas do câmbio e corrigir quaisquer problemas antes que se agravem.

Cuidados com os carros de câmbio automático

  1. utilizar o tipo adequado de óleo lubrificante para câmbio automático;
  2. usar o modo correto do câmbio automático;
  3. não ter receio de usar o freio motor;
  4. ficar de olho no líquido de radiador.

Erros mais comuns cometidos em carros automáticos

  • 1 – Uso excessivo da posição “N” ...
  • 2 – Pressa na troca de posição do câmbio. ...
  • 3 – Estacionar o carro automático corretamente. ...
  • 4 – Ignorar o freio de mão. ...
  • 5 – Manter a transmissão em “N” nas descidas. ...
  • 6 – Trafegar com o câmbio em “N”

Isso pode ocorrer quando o sistema hidráulico do câmbio não está funcionando corretamente, o que pode ser causado por vazamentos, entupimentos ou problemas com as válvulas. Outra causa comum é o desgaste dos componentes internos do câmbio, como as embreagens e os discos de fricção.

Em geral, os veículos de câmbio automático podem rodar até 150.000 km, se tiverem a manutenção e cuidados preventivos em dia.

Qual marcha deve ser utilizada para ligar o veículo automático? Para dar partida em carro com câmbio automático, pise no freio, dê partida com a marcha engatada no P (Parking); depois que o motor estiver ligado, mude para a letra D (Drive) ou R (ré).

Troque o fluido regularmente
Com o tempo, o fluido pode acumular impurezas e se deteriorar, comprometendo o desempenho da transmissão. Portanto, é fundamental seguir as recomendações do manual do seu veículo e trocar o fluido regularmente. Isso garantirá que seu câmbio automático opere de forma suave e eficiente.

Confira 5 sintomas de defeito no câmbio automático:

  1. 1) Ruídos estranhos na transmissão automática. ...
  2. 2) Patinação. ...
  3. 3) Problemas nas mudanças de marchas. ...
  4. 4) Vazamento avermelhado ou marrom-claro. ...
  5. 5) Aquecimento excessivo. ...
  6. Manual de Câmbio Automático do Simplo: reparo e manutenção.

Em paradas prolongadas, como em congestionamentos, é recomendado colocar o câmbio na posição “N” (Neutro) com o pé no freio. Isso aliviará a pressão sobre o conversor de torque, a emoção e o desgaste do câmbio.

7- Nunca desengatar o “D” ou o “R” com o carro em movimento. Trocar a marcha no câmbio automático do “D” ou do “R” para o “N” ou para o “P” antes de o carro estar totalmente parado pode custar um alto investimento no reparo. Isso tudo porque a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios.

Se você quer saber quanto custa a manutenção de um câmbio automático, saiba que o custo varia muito de modelo para modelo. Porém, o custo de reparo completo do cambio automático é de no mínimo R $5,000. O custo mais alto vai depender de peças adicionais ou de reparos mais especializados.

Se deslocar o câmbio para Neutro com o carro rodando, o freio-motor não vai atuar, e o carro pode ficar desgovernado. Da mesma forma, nunca se deve colocar o câmbio em P com o veículo em movimento, pois isso vai provocar o travamento das rodas motrizes, além de danificar o câmbio seriamente.