Quando utilizar cada marcha?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Mas como via de regra a troca de marchas em torno dos dois mil giros está adequada. O que é importante observar é se o carro não fica rateando – a marcha utilizada está acima, é preciso reduzir - ou se o motor fica roncando alto, “esgoelando” – está abaixo do recomendado, é preciso subir uma marcha.

Ande com a primeira marcha
As marchas a partir dessas já são as de velocidade, e devem ser utilizadas quando o carro já está em boa aceleração. A autoescola deve ter lhe ensinado que a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, pois é a que oferece maior força e tração no momento de puxar o carro para o topo.

posso reduzir de quinta marcha pra segunda marcha. e a resposta é que sim.

Veja, a seguir, o que o especialista sugere se você for dirigir em estrada cujo limite de velocidade for de 120 km/h: acelerar em 3ª marcha até atingir 60 km/h; usar a 4ª marcha até os 90 km/h; e.

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal. Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

Se houver diferença, não será possível mover a alavanca de troca de marchas com facilidade — e se o motorista insistir, poderá haver quebra de dentes das engrenagens. Para quem acha ruim ter que pisar na embreagem para trocar de marcha, saiba que poderia ser pior.

Pular marcha, pode? Pular uma ou mais marchas serve somente para reduzir, nunca para aumentar marchas e vamos explicar o porquê. Como mencionado anteriormente, a função das marchas é liberar o motor para ter mais giros, fazer o carro rodar com velocidade e mandar esse “aviso” para as rodas.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.