Quantos pedais têm um carro automático?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Enquanto o câmbio manual possui três pedais, nos carros com câmbio automático existem apenas dois pedais: o freio e o acelerador.

Da esquerda para a direita, a ordem dos pedais é: embreagem, freio e acelerador.

No modelo automático, só há um pedal de aceleração e um de freio, o que proporciona mais conforto e facilidade, principalmente para quem está aprendendo a dirigir. O modelo automático também tem um câmbio, mas seu sistema de troca de marchas, ré e aceleração é um pouco diferente.

Da esquerda para a direita: embreagem, freio e acelerador.

Agora conheça o significado das letras PRND no console da alavanca: P – Park ou estacionado: trava o câmbio e impede a movimentação do veículo. R – Reverse ou marcha à ré. N – Neutral ou ponto morto.

Qual marcha deve ser utilizada para ligar o veículo automático? Para dar partida em carro com câmbio automático, pise no freio, dê partida com a marcha engatada no P (Parking); depois que o motor estiver ligado, mude para a letra D (Drive) ou R (ré).

Desligar o carro automático é mais simples do que se imagina. Basta estacionar o carro completamente, continuar com o pé no freio, puxar o freio de mão manual, mudar a marcha para o P (parking) e desligar o carro.

Para ligar um veículo automático, é necessário seguir o seguinte caminho: o condutor deve pisar no freio e dar a partida com a marcha engatada em P (Parking). Em seguida, quando o motor estiver ligado, é necessário mudar a marcha para a letra D (Drive) ou R (Ré).

Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto. Desvire a chave para desligar o motor. Engrene a 1ª marcha (pisando na embreagem) e puxe o freio de mão.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Se o homem tem dois pés e o carro tem dois pedais, o mais correto, mais prático e mais eficiente é o pé direito no pedal do acelerador, como sempre foi; o pé esquerdo no pedal do freio, e não mais no da embreagem – porque não existe.

Novo carro automático mais barato do Brasil, o Fiat Argo Drive 1.3 CVT está custando R$ 87.990 graças ao desconto de R$ 5.000 do programa de incentivo do Governo Federal.

Câmbios automáticos podem também oferecer a opção “S” , de “sport”, na alavanca. Em quase todos, a ideia é tornar a condução mais esportiva,“esticando” mais a rotação de motor em cada marcha antes de cambiar para a seguinte. Em alguns carros mais antigos, entretanto, o “S” significava “Snow”,de neve, em inglês.

“Nesses casos, o motorista deve utilizar as marchas manuais do câmbio automático. Então, traz para o manual (pelas aletas atrás do volante ou mesmo pela alavanca) e reduza para uma marcha que faça o freio motor segurar a velocidade, assim usando cada vez menos o pedal do freio”, explica o especialista.

Já (L) significa Low, baixo, e não está presente em todos os veículos. Esta letra significa que uma transmissão tem uma marcha de baixa velocidade para situações em que seja necessário priorizar a força.

Colocar em neutro com o veículo andando, então, nem pensar: além de ser uma infração de trânsito, fazer isso impede que o câmbio automático seja lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema.