Qual a diferença entre homeopatia e terapia floral?

Perguntado por: lnogueiras3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 3 votos

- Enquanto na Homeopatia os medicamentos são produzidos a partir de substâncias de origem vegetal, mineral e animal, na terapia floral, eles são preparados somente com flores. - Um dos princípios da Homeopatia é o remédio único, pelo qual se prescreve somente um medicamento para tratar o paciente em sua totalidade.

Os florais não apresentam contraindicações, efeitos colaterais ou interações com medicamentos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.

A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo. O maior objetivo dos florais é ajudar a restabelecer o equilíbrio entre corpo e mente, visto que o psicológico pode afetar o físico.

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

O que é a terapia floral? Terapia floral é um método simples e natural de cura, que atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre a doença física.

A homeopatia não tem contraindicação. Crianças, idosos, homens e mulheres e até os animais e a agricultura pode usá-la”, explica a docente que têm especialização na área pelo Instituto Homeopático François Lamasson (IHFL) de Ribeirão Preto.

A homeopatia utiliza-se tanto em casos agudos como crónicos, físicos, emocionais ou mentais, apenas mudam as diluições que se encontram em potenciais diferentes. A homeopatia auxilia o organismo a curar-se a si mesmo, não anular os sintomas.

Os florais são recomendados para todas as idades, sem contraindicação.

A terapia floral é um tratamento muito interessante para quem busca a renovação, a tranquilidade e o bem-estar, ajudando melhorar a saúde e aflorar a criatividade e os seus valores.

Os florais funcionam no organismo transmitindo impulsos estimulantes ao sistema humano ou animal, esses impulsos estimulam o desenvolvimento de habilidades autorreguladoras que ajudam todo o sistema a equilibrar os distúrbios. As essências são portadoras de poderes e informações vegetais.

Qual o principal diferencial da homeopatia? A medicina ocidental possui duas correntes terapêuticas opostas: alopatia e homeopatia. Enquanto a homeopatia é embasada na cura pelo semelhante, a alopatia, relacionada à medicina convencional, trata doenças e sintomas com medicamentos que produzem efeitos contrários.

Forst (kava-kava), Passiflora incarnata (maracujá), Valeriana officinalis (valeriana), e Matricaria recutita (camomila) são amplamente utilizadas no tratamento da ansiedade.

A terapia floral utiliza apenas as flores na preparação das essências, enquanto a fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratamento de doenças. A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratamento de doenças.

A sessão tem duração de 50 minutos e tem valor de R$250,00.

2º A Terapia Floral, em qualquer de suas modalidades, é exercida privativamente pelo Terapeuta Floral, respeitados os respectivos graus de habilitação e competências.