Qual a diferença entre equidade e meritocracia?

Perguntado por: evilela . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 12 votos

Enquanto a meritocracia se concentra em recompensar aqueles que alcançam o sucesso com base em seu mérito individual, a equidade se concentra em garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de competir e alcançar o sucesso.

Qual é a importância da equidade para a sociedade? O principal foco da equidade é diminuir a desigualdade, por meio de uma perspectiva que interpreta os contextos e propicia o respeito à diversidade, abrindo espaço para a inclusão.

A justiça social no Brasil depende de mudanças atitudinais profundas, das quais todos somos responsáveis. A equidade social é a garantia da universalização de acesso aos direitos previstos em nossa Constituição e, portanto, chave para um projeto de sociedade justa e fraterna.

De acordo com a Equidade, portanto, os indivíduos que menos têm e, portanto, necessitam de mais ajuda, devem receber mais. Ela pode ser alcançada, portanto, por meio de políticas governamentais que busquem melhorar a distribuição de renda e auxiliar pessoas em condições de vulnerabilidade.

Em tese, igualdade traduz o modo de agir com as pessoas da mesma maneira, sem distinção, garantindo o acesso às mesmas oportunidades para elas. Portanto, a igualdade é baseada na ideia de que nenhuma pessoa deve ser prejudicada devido à alguma condição, origem, crença, convicção, ou qualquer outro motivo semelhante.

Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Por exemplo, em um pronto-socorro, a vítima de acidente grave passa à frente de quem necessita de um atendimento menos urgente, mesmo que esta pessoa tenha chegado mais cedo ao hospital.

Aplicação do princípio da equidade no Direito
Por tal razão, o princípio da equidade é utilizado quando há omissão ou lacuna na lei sobre determinado conflito. A equidade consiste em mitigar o fato concreto para adaptá-lo à previsão legal, mas de acordo com a individualidade da situação.

1 isonomia, equivalência, igualdade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Imparcialidade: 2 equanimidade, imparcialidade, isenção, justiça, neutralidade.

“(…)a equidade distingue-se em equidade judicial e equidade legal.

Dessa forma, uma sociedade com equidade busca corrigir os desequilíbrios que existem, a partir da aplicação correta de direitos fundamentais como os Direitos Humanos. Isso porque, muitas vezes, o tratamento igual entre diferentes pessoas pode favorecer a desigualdade.

1 Consideração em relação ao direito de cada um independentemente da lei positiva, levando em conta o que se considera justo. 3 Disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Para entender o conceito, é fundamental saber distingui-lo de igual forma.

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

De maneira prática, a igualdade consiste em oferecer o mesmo tratamento e oportunidade a todos, sem qualquer tipo de distinção. Já a equidade está relacionada com garantir que todos sejam tratados com justiça, eliminando as vulnerabilidades que causam diferenças.

Isso pode ser alcançado por meio de políticas públicas justas, educação para a igualdade e tolerância, e um esforço consciente para reconhecer e valorizar as diferenças individuais. Em conclusão, a igualdade, equidade e liberdade são conceitos fundamentais que devem ser promovidos em todas as sociedades democráticas.