Quais são os pilares da psicanálise?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

é sobre os quatro conceitos considerados por Lacan como fundamentais que este trabalho trata, a saber: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Resumos. A formação psicanalítica está alicerçada sobre três pilares básicos: a análise didática, os seminários teóricos e a supervisão clínica de análises.

Podemos dizer que o principal pilar da psicanálise consiste na descoberta do inconsciente, onde estão todas as lembranças e memórias reprimidas pelo consciente. Na origem dessa repressão encontram-se os traumas e os desejos.

Os Fundamentos da Psicanálise
Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo. Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, moldam a experiência de uma pessoa na idade adulta.

Nesses trabalhos, Freud apresenta as regras mínimas que devem reger a técnica de qualquer processo psicanalítico. Classicamente são quatro regras: a regra fundamental (regra da associação livre de ideias), a abstinência, a neutralidade e a atenção flutuante.

A psicanálise é fundamentada em uma terapia em que o analista não tem o papel de dar sugestões ou de julgar o paciente. A fundamentação prática da psicanálise visa trabalhar com as resistências do paciente, que estão na raiz do seu adoecimento.

Com o advento da associação livre, a psicanálise começou a ter contornos mais nítidos em seus pressupostos, e tornou-se a cura pela fala. Então, a principal técnica da psicanálise foi a associação livre de palavras, a partir da qual o paciente tinha total liberdade para se expressar sem qualquer orientação prévia.

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

A abordagem psicanalítica é aquela na qual o terapeuta busca ver o paciente em seu conjunto completo e não somente os sintomas que ele apresenta ou as circunstâncias atuais de sua vida. Essa é uma modalidade de psicoterapia de percurso, pois o acompanhamento terapêutico do paciente costuma estender-se por muitos anos.

A experiência analítica Optei por lhes apresentar os dois princípios fundamentais da teoria psicanalítica de Jacques Lacan, um relativo ao inconsciente, outro relativo ao gozo. O primeiro princípio se enuncia: "O inconsciente é estruturado como uma linguagem "; e o segundo: "Não existe relação sexual.

As Cinco Premissas da Psicanálise:

  • Existe um inconsciente dinâmico.
  • Existe uma sexualidade infantil.
  • O núcleo da neurose é o complexo de édipo.
  • A neurose do adulto é a repetição da neurose infantil.
  • O indivíduo adoece com a diminuição da capacidade de amar.

Desde seus primórdios até hoje, a psicanálise se divide em três níveis. Os dois primeiros são parte do método psicanalítico e o terceiro é o conjunto das teorias que a envolvem. O primeiro nível é embasado em um método de investigação que consiste em buscar o significado inconsciente das palavras do paciente.