O que é ciúme paranoico?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O ciúme patológico, também conhecido como ciúme doentio ou transtorno de ciúme patológico, é uma condição psicológica em que uma pessoa experimenta um ciúme excessivo e irracional em seus relacionamentos interpessoais.

Ciúmes obsessivo diagnóstico
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR, 2002), é um Transtorno Delirante Paranóico centrado na obviedade sem motivo evidente ou justo de que está sendo traído ou enganado pelo parceiro.

“Há possibilidades de um quadro psicótico se manifestar por meio do ciúme. São aquelas situações que qualquer atitude do outro é percebida como um sinal claro de traição", afirma.

Freud fala, em seu texto Sobre Alguns Mecanismos Neuróticos no Ciúme, na Paranóia e na Homessexualidade (1922) os tipos de ciúme que nós possuímos: Ciúme Normal, Ciúme Projetado e Ciúme Delirante.

Quando é algo imaginário, sem controle e acompanhado de um desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro, ele pode ser considerado um ciúme patológico.

Como saber se estou tendo paranoia no relacionamento? Ciúmes excessivos, medo irracional de perder a pessoa amada e a vontade de controlar o outro indivíduo: esses são sinais típicos da paranoia no relacionamento. No início, com um bom diálogo, é possível evitar que esses comportamentos persistam.

Portanto, é importante encontrar um equilíbrio saudável em relação ao ciúme. Reconhecer e validar os sentimentos de ciúme, comunicar de forma aberta e honesta com o parceiro e buscar apoio quando necessário são formas de lidar com o ciúme de maneira construtiva e promover relacionamentos saudáveis.

Como reconhecer o ciúme doentio
Medo desproporcional de ser abandonado. Hábito de criar cenários/histórias mentalmente, mesmo sem indícios, para justificar sua desconfiança.

Freud fala em três níveis de ciúmes: o competitivo ou normal, o projetado e o delirante, cada qual com um grau diferente de intensidade e de mecanismos emocionais, culminando numa patologia grave. Não há quem já não o tenha sentido.

O ciúme doentio gera necessidade de posse e controle do seu parceiro e, principalmente, o controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa. Sendo assim, acaba causando sofrimento tanto para a pessoa que está sentindo quanto à pessoa que virou a vítima deste sentimento.

Uma pessoa muito ciumenta acaba por criar um ambiente de convívio desagradável, cheio de brigas e de desconfianças. Em uma relação que é baseada em sentimentos de ciúmes, as brigas podem acontecer por qualquer motivo, até mesmo por questões muito banais.

Ciúme exagerado:
A intensidade deste ciúme é moderada, a pessoa tem dificuldade em se perceber como ciumento e ainda pode ter doenças mentais.

Você sabe o que é o ciúme retroativo? Também conhecido como "Síndrome de Rebeca", o problema consiste em uma situação em que o indivíduo sente ciúmes do passado de seu parceiro amoroso.